Com base nas disposições teóricas e legais relativas a licit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1797785 Direito Administrativo
Com base nas disposições teóricas e legais relativas a licitações e responsabilidade civil do Estado, julgue o item subsecutivo.
Decretada a calamidade pública, consideram-se automaticamente dispensáveis as licitações originadas pelos entes abrangidos pelo decreto de calamidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata de contratações emergenciais em caso de calamidade pública. A nova lei de licitações e contratos públicos (Lei nº 14.133/2021) determina que em caso de calamidade pública é dispensável a licitação para contratação de bens necessários para atender à situação calamitosa e obras e serviços que possam ser concluídos em 1 ano.

Determina o artigo 75, VIII, da nova lei o seguinte:
Art. 75. É dispensável a licitação:

(...)

VIII - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 (um) ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedadas a prorrogação dos respectivos contratos e a recontratação de empresa já contratada com base no disposto neste inciso.
Também a Lei nº 8.666/1993 o artigo 24, IV, da Lei nº 8.666/1993 determina que a licitação em caso de calamidade pública é dispensável para algumas contratações nos seguintes termos:

Art. 24.  É dispensável a licitação:

IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.
Verificamos, então, que nem a Lei nº 8.666/1993 nem a Lei nº 14.133/2021 autorizam, em caso de calamidade, que a licitação seja dispensada em todas as contratações dos entes abrangidos pelo decreto de calamidade. A licitação só é dispensável para a contratação de bens que visem a atender a situação calamitosa e obras e serviços que possam, no caso da Lei nº 8.666/1993, ser concluídos em 180 dias e, no caso da Lei nº 14.133/2021, que possam ser concluídos em 1 ano.

Assim, é incorreta a afirmativa da questão.




Gabarito do professor: errado. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

Perceba que a questão tratou de forma muito genérica a questão das dispensas licitatórias ao afirmar que “as licitações originadas pelos entes”, o que leva o candidato a entender que seriam todas as licitações e, por isso, o gabarito incorreto.Ao contrário do que foi afirmado na questão, de acordo com o art. 24, IV, da Lei nº 8.666/93, temos:

Art. 24. É dispensável a licitação:

IV – nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos

By - Estratégia

Errado

Não são todas as licitações originadas pelos entes abrangidos pelo decreto de calamidade que serão consideradas dispensáveis, mas apenas aquelas motivadas por situações que, nos termos do art. 24, IV da Lei 8666, “caracterizem urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos”.

GAB: ERRADO

-“A contratação direta, quando houver emergência ou calamidade pública, LIMITA-SE AOS BENS E SERVIÇOS NECESSÁRIOS ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa. Portanto, a Lei não autoriza a contratação de qualquer bem ou serviço. Ademais, as contratações, em casos de emergência e de calamidade pública, serão efetuadas por, no máximo, 180 dias consecutivos e ininterruptos (art. 24, IV, da Lei 8.666).” (Curso de direito administrativo / Rafael Carvalho Rezende Oliveira. 2021. p.701)

- Não é automático, uma vez que deve ocorrer um processo de dispensa de licitação, nos termos do art. 24.

- Art. 26. Parágrafo único.  O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, será instruído, no que couber, com os seguintes elementos: I -  caracterização da situação emergencial, calamitosa ou de grave e iminente risco à segurança pública que justifique a dispensa, quando for o caso; II - razão da escolha do fornecedor ou executante; III - justificativa do preço. IV - documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.

ERRADO

De fato, é uma hipótese de dispensa de licitação abrangida pela Lei de Licitações, contudo, a dispensa não se dá de forma automática (automaticamente).

Generalizou, errou. "Automaticamente" "sempre" "nunca" "sem exceção" "em todos os casos". Cuidado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo