Para multiplicar-se um número em representação hexadecimal p...
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a A - acrescentar um zero a sua direita.
Para compreender o motivo, precisamos nos aprofundar um pouco no sistema de numeração hexadecimal e no processo de multiplicação por potências de 2. O sistema hexadecimal é uma base 16, o que significa que cada dígito pode representar 16 valores diferentes, de 0 a 15. No contexto de representações numéricas em sistemas computacionais, ele é muito utilizado devido à sua compatibilidade direta com bytes e palavras, que são frequentemente expressos em potências de 2.
Multiplicar um número por 16 no sistema hexadecimal é análogo a multiplicar um número por 10 no sistema decimal. Assim como adicionar um zero à direita de um número em base decimal o multiplica por 10, o mesmo ocorre no sistema hexadecimal, mas em relação à base 16. Portanto, quando você acrescenta um zero à direita de um número hexadecimal, está efetivamente multiplicando esse número por 16.
Este conceito explora a ideia de deslocamento posicional. Em termos mais técnicos, a multiplicação por 16 (que é 24) implica em deslocar os dígitos hexadecimais uma posição para a esquerda, introduzindo um novo dígito de menor valor (um zero) à direita, o que equivale a um deslocamento de 4 bits em uma representação binária, um processo comum em operações de arquitetura de computadores.
Portanto, a opção A é a correta porque reflete adequadamente o método de multiplicação por potências de 16 no sistema hexadecimal, proporcionando uma técnica simples e eficaz para realizar tal operação sem a necessidade de conversões ou cálculos complexos.
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