A Norma Regulamentadora 10, em seu anexo, dispõe sobre o uso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690654 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 10, em seu anexo, dispõe sobre o uso de Medidas de Proteção Coletiva em segurança em instalações e serviços de eletricidade de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. A principal medida de proteção coletiva a ser adotada, segundo a norma, é a desenergização elétrica. Na impossibilidade de efetuar a desenergização, o procedimento adotado deve ser:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - O emprego de tensão de segurança.

A questão aborda a Norma Regulamentadora 10 (NR 10), que trata da segurança em instalações e serviços de eletricidade, especialmente quanto às Medidas de Proteção Coletiva. O foco é a proteção dos trabalhadores que lidam com riscos elétricos. A desenergização elétrica é apresentada como a principal medida de proteção coletiva. Porém, quando a desenergização não é possível, a norma prevê outras alternativas para garantir a segurança.

A alternativa C é a correta, pois menciona o emprego de tensão de segurança. De acordo com a NR 10, quando não é possível desenergizar, utilizar uma tensão reduzida, conhecida como tensão de segurança, é uma medida eficaz para minimizar o risco de choque elétrico, uma vez que limita a energia transferida durante um contato acidental.

Alternativas Incorretas:

A - Sinalização dos circuitos elétricos: Embora a sinalização seja importante para informar e alertar sobre os riscos, ela não substitui a necessidade de controlar o perigo diretamente. A sinalização é uma medida informativa, não uma medida de proteção prioritária em situações de impossibilidade de desenergização.

B - Sinalização dos componentes do projeto: Assim como a alternativa A, a sinalização dos componentes serve para orientação e identificação, mas não atua diretamente como uma barreira de proteção para os trabalhadores.

D - Definição da configuração do sistema de aterramento: Aterramentos são essenciais para a segurança elétrica, porém a sua configuração por si só não é uma medida alternativa direta quando não se pode desenergizar. Ele atua em conjunto com outras medidas para garantir a segurança.

E - Identificação da interligação entre o condutor neutro e a conexão à terra: Essa identificação é uma prática de bom projeto elétrico, mas não aborda diretamente a proteção dos trabalhadores em caso de impossibilidade de desenergização. Está mais relacionada com a segurança do sistema elétrico em geral.

As alternativas incorretas indicam medidas que são complementares ou que fazem parte de um sistema de segurança, mas não substituem a aplicação de uma tensão de segurança quando não se pode realizar a desenergização.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra C.

 

A medida de proteção coletiva prioritária para a realização de serviços em instalações elétricas é a desenergização elétrica. Quando esta não for possível, deve-se empregar a tensão de segurança. Desse modo, há hierarquia entre as medidas de proteção coletivas aplicáveis. A primeira medida a ser aplicada face ao risco elétrico é a desenergização elétrica. Quando esta não for viável, deve-se recorrer ao emprego de tensão de segurança (extra-baixa tensão). Estratégia Concursos.

 

 

O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.
 

10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme
estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

 

10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança. GABARITO: C

 

10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2. [desenergização elétrica e emprego de tensão de segurança], devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

 

Desenergização Elétrica - prioridade I

Tensão de Segurança - prioridade II

Isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização... - Prioridade III

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo