Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do su...
Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de
professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes
favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de
ensino-aprendizagem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
A questão aborda um dos papéis fundamentais do supervisor escolar, que é contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica. O supervisor escolar tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento profissional dos docentes, o que abarca o treinamento e capacitação com foco não apenas no domínio de conteúdo, mas também no desenvolvimento de atitudes que propiciem um ambiente de ensino-aprendizagem positivo e eficaz.
O treinamento de professores mencionado na questão inclui o desenvolvimento de habilidades e competências pedagógicas, bem como a capacidade de refletir sobre a própria prática, sempre com o objetivo de melhorar o processo de ensino e favorecer a aprendizagem dos alunos. Ações nesse sentido podem incluir oficinas, cursos de atualização, grupos de estudos, entre outras iniciativas de formação continuada.
A alternativa está correta porque reconhece que uma das funções do supervisor escolar é realmente oferecer suporte aos professores visando o seu crescimento profissional e a melhoria contínua do ensino. Tal função está alinhada com a perspectiva de que a educação é um processo contínuo, que envolve a colaboração e o desenvolvimento conjunto entre professores, alunos e toda a comunidade escolar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Rangel (2007), o objeto específico da função supervisora em nível escolar é o processo de ensino-aprendizagem, e a sua abrangência inclui:
• Supervisão do currículo: verificar se atividades de estudo e de integração do currículo apresentam clareza dos valores inerentes a cada tema.
• Supervisão dos programas: incentivar e planejar oportunidades nas quais possam se reunir professores de diversas disciplinas de uma mesma série e de uma mesma disciplina em diversas áreas.
• Supervisão da escolha de livros didáticos: orientar a escolha de livros didáticos, de modo coletivo com os demais educadores que ministram a mesma disciplina, em todas as séries, decidindo sobre os livros a serem adotados. Os docentes e discentes podem e devem buscar outros meios além do livro para aquisição de conhecimento.
• Supervisão do planejamento de ensino: orientar critérios e conceitos, procurando uma vez mais garantir oportunidades de sua construção coletiva, orientar, supervisionar e avaliar o planejamento, que prevê as ações didáticas, incluídos os objetivos, o conteúdo, os procedimentos, a bibliografia.
• Supervisão dos Métodos de Ensino: atentar para as técnicas e os métodos aplicados nas aulas pelos professores e, no momento em que observar a monotonia, a forma tradicional de ensino, disponibilizar cursos, palestras, reuniões interativas para relatos e trocas de experiências, a fim de enriquecer conteúdos e metodologias e de dar uma formação continuada ao professor. KARINA LAGE DE ANDRADA SANTOS CARVALHO & HELENA MARIA FERREIRA 163
• Supervisão da Avaliação: dinamizar melhorias por meio de reformulações dos conceitos da forma de avaliar os alunos, prevista no Projeto Político Pedagógico da Escola.
• A Supervisão do Projeto da Escola: participar efetivamente do Projeto Pedagógico da escola, desde a sua elaboração, implementação, utilização e avalia- ção e, anualmente, a reavaliação de sua aplicabilidade e funcionalidade, a fim de acompanhar todo o trabalho educacional da escola.
http://perquirere.unipam.edu.br/documents/23456/54719/supervisor_educacional_articulador.pdf
• Supervisão e Pesquisa: incorporar à coordenação de pesquisa, ampliando a compreensão do processo didático, das ações e das relações que nele tem curso, propiciando decisões fundamentais, perspectivas de avanços do conhecimento e das práticas.
Embora a palavra "treinamento" soe um tanto quanto tecnicista, de fato essa é a disposição. O supervisor também é responsável por estimular atitudes favoráveis ao ambiente escolar, principalmente no que diz respeito à formação continuada e ao aperfeiçoamento dos professores no que tange o processo ensino-aprendizagem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo