Leia a descrição das propriedades de um tipo de diagrama UM...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Diagramas de classes.
Para resolver esta questão, é essencial compreender o que são diagramas de classes e seu papel na Engenharia de Software, especialmente no contexto da UML (Unified Modeling Language). Os diagramas de classes são uma representação estática da estrutura de um sistema, mostrando suas classes, atributos, operações e as relações entre essas classes, como associações, heranças e dependências.
Os diagramas de classes são conhecidos por sua capacidade de serem mapeados diretamente para código em linguagens de programação orientadas a objetos. Isso significa que a estrutura definida nos diagramas de classes pode ser traduzida quase diretamente para classes e objetos em uma linguagem de programação como Java ou C#. Esta é uma característica única entre os diagramas UML, tornando os diagramas de classes particularmente valiosos para desenvolvedores, pois fornecem uma visão da estrutura do código que será implementado.
O enunciado da questão destaca que o tipo de diagrama em questão é um modelo fundamental de especificação orientada a objetos e produz a descrição mais próxima da estrutura de código de um sistema, o que é uma descrição precisa dos diagramas de classes. Além disso, o enunciado menciona que esses diagramas são usados não apenas para visualização, descrição e documentação de diferentes aspectos de um sistema, mas também para a construção de código executável, reforçando ainda mais que se trata do diagrama de classes.
As outras opções não correspondem à descrição fornecida:
- Diagramas de casos de uso (Alternativa A) são utilizados para representar as funcionalidades do sistema a partir da perspectiva dos usuários.
- Diagramas de atividades (Alternativa B) são usados para modelar o fluxo de trabalho ou processos.
- Diagramas de estados (Alternativa D) representam os estados possíveis de um objeto ao longo de sua vida útil.
- Diagramas de sequência (Alternativa E) modelam a interação entre objetos em uma sequência temporal específica.
Portanto, a alternativa C está correta porque descreve acuradamente os diagramas de classes, que são um tipo de diagrama estrutural na UML, utilizados para modelar a estrutura estática de um sistema e que podem ser diretamente mapeados para linguagens de programação orientadas a objetos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O trecho "São um diagrama estático" mata a questão, pois o diagrama de classes, dentre as alternativas, é o único diagrama estático. Os outros são dinâmicos.
Verdade.
A diferenciação dos Diagramas Estruturais, Dinâmicos e de Interação deve estar no sangue, se não perdemos uma questão de bobeira.
Alternativa correta: C.
Complemento: como os diagramas de classes indicam os nomes das classes, os atributos e os métodos, eles são os mais próximos do código-fonte que o programa vai precisar ter.
São um diagrama estático. A questão acaba aqui, isto é para quem sabe que o diagrama de classe é o único das alternativas que é ESTÁTICO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo