Um dos pontos reprodutores da razão de ser da gênese do Serv...
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Ano: 2024
Banca:
CPCON
Órgão:
Prefeitura de Lagoa Seca - PB
Prova:
CPCON - 2024 - Prefeitura de Lagoa Seca - PB - Assistente Social - CEMAE |
Q3039402
Serviço Social
Um dos pontos reprodutores da razão de ser da gênese do Serviço Social está relacionado à autopercepção dos profissionais quanto à consideração de qual é a “especificidade” que caracteriza diferenciadamente a profissão. Esse ponto vincula-se à (auto)reprodução da ideia sobre a legitimidade do Serviço Social. (Montaño, 2007). No que se refere à visão crítica sobre a “especificidade” do Serviço Social na sua gênese e no seu desenvolvimento, analise os itens a seguir:
I- A “especialização” do Serviço Social empreendida a partir de uma perspectiva de pulverização e segmentação do real possibilita instrumentos que permitem uma abordagem com viés totalizante e histórico da realidade, através de políticas sociais universais.
II- O Serviço Social aparece em sua origem como uma profissão instrumental ao projeto político da burguesia, vinculada à execução terminal de políticas sociais secionadas - constituindo, estas últimas, a base de sustentação funcional-ocupacional deste profissional. Desta forma, o Serviço Social tem sua gênese e também o seu desenvolvimento atrelado à racionalidade formal e pulverizadora do real, assumindo como “natural” a segmentação de respostas a microrrealidades “independentes”.
III- O Serviço Social como um todo possui uma “cultura profissional” própria, sendo este “saber” conformado pelas particularidades da sua história, pela sua identidade e pelo seu instrumental técnico-operativo, portanto esse profissional pode produzir “teoria”, sendo esta própria, ou seja, a “teoria de Serviço Social”.
IV- O Serviço Social não possui um objeto de conhecimento próprio, portanto não produz teoria própria. Possui, isto sim, um saber técnico-operativo original, mas seus objetos de pesquisa, seu arsenal heurístico e suas teorias são comuns a outras profissões sociais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- A “especialização” do Serviço Social empreendida a partir de uma perspectiva de pulverização e segmentação do real possibilita instrumentos que permitem uma abordagem com viés totalizante e histórico da realidade, através de políticas sociais universais.
II- O Serviço Social aparece em sua origem como uma profissão instrumental ao projeto político da burguesia, vinculada à execução terminal de políticas sociais secionadas - constituindo, estas últimas, a base de sustentação funcional-ocupacional deste profissional. Desta forma, o Serviço Social tem sua gênese e também o seu desenvolvimento atrelado à racionalidade formal e pulverizadora do real, assumindo como “natural” a segmentação de respostas a microrrealidades “independentes”.
III- O Serviço Social como um todo possui uma “cultura profissional” própria, sendo este “saber” conformado pelas particularidades da sua história, pela sua identidade e pelo seu instrumental técnico-operativo, portanto esse profissional pode produzir “teoria”, sendo esta própria, ou seja, a “teoria de Serviço Social”.
IV- O Serviço Social não possui um objeto de conhecimento próprio, portanto não produz teoria própria. Possui, isto sim, um saber técnico-operativo original, mas seus objetos de pesquisa, seu arsenal heurístico e suas teorias são comuns a outras profissões sociais.
É CORRETO o que se afirma apenas em: