s conjunções grifadas nas expressões abaixo se referem r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: MPE-MS Órgão: MPE-MS Prova: MPE-MS - 2011 - MPE-MS - Promotor de Justiça |
Q148773 Português
s conjunções grifadas nas expressões abaixo se referem respectivamente às relações de:

I – À medida que os meses passavam, sentia-me mais preparado para o concurso de minha vida.

II – Apesar dos esforços constantes, a comunidade do bairro não logrou êxito na prefeitura para o asfalto na linha de ônibus.

III – Ainda que tenha se esforçado, não conseguiu chegar a tempo para o baile.

IV – Assim que chegar, não se esqueça de trancar a porta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - proporcionalidade – concessão – concessão – tempo

Vamos entender por que a alternativa B é a correta, analisando cada conjunção grifada nas expressões dadas:

À medida que: Esta conjunção indica uma relação de proporcionalidade. Em "À medida que os meses passavam, sentia-me mais preparado para o concurso de minha vida", a preparação aumenta proporcionalmente ao passar dos meses.

Apesar: Esta conjunção expressa concessão. Em "Apesar dos esforços constantes, a comunidade do bairro não logrou êxito na prefeitura para o asfalto na linha de ônibus", existe uma oposição entre os esforços feitos e o resultado obtido.

Ainda que: Esta também é uma conjunção de concessão. Em "Ainda que tenha se esforçado, não conseguiu chegar a tempo para o baile", temos uma situação onde o esforço não foi suficiente para obter o resultado desejado.

Assim que: Esta conjunção indica uma relação de tempo. Em "Assim que chegar, não se esqueça de trancar a porta", a ação de trancar a porta está condicionada ao momento da chegada.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - conseqüência – concessão – concessão – tempo: A primeira conjunção "À medida que" não expressa consequência, mas sim proporcionalidade.

C - conseqüência – finalidade – concessão – tempo: A primeira conjunção "À medida que" não expressa consequência, mas sim proporcionalidade. A segunda conjunção "Apesar" não expressa finalidade, mas sim concessão.

D - proporcionalidade – concessão – concessão – condição: A quarta conjunção "Assim que" expressa uma relação de tempo, não de condição.

E - conseqüência – concessão – concessão – condição: A primeira conjunção "À medida que" não expressa consequência, mas sim proporcionalidade. A quarta conjunção "Assim que" expressa uma relação de tempo, não de condição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

I- À medida que (...) - Exprime idéia de simultaneidade, proporção ->Proporcionalidade
II- Apesar dos (...) - Indica contrariedade -> Concessão
III- Ainda que tenha (...) Indica contrariedade -> Concessão
IV- Assim que (...) - Exprime idéia de tempo -> Temporal
À MEDIDA QUE / NA MEDIDA EM QUE. À MEDIDA QUE = proporcionalidade

ainda que, apesar de, embora, mesmo que, por mais que, se bem que, ainda assim, mesmo assim, posto que = Concessão

quando, enquanto, agora que, logo que = tempo
I - Conjunções Subordinativas Proporcionais: São as conjunções que expressam a simultaneidade e a proporcionalidade da evolução dos fatos contidos na oração subordinada com relação aos fatos da oração principal. As conjunções subordinativas proporcionais são: à proporção que, à medida que, quanto mais... (tanto) mais, quanto mais... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) mais etc.

II e III - Conjunções Subordinativas Concessivas: São as conjunções que, iniciando uma oração subordinada, se referem a uma ocorrência oposta à ocorrência da oração principal, não implicando essa oposição em impedimento de uma das ocorrências (expressão das oposições coexistentes). As conjunções subordinativas concessivas são: embora, mesmo que, ainda que, posto que, por mais que, apesar de, mesmo quando, etc.

IV - Conjunções Subordinativas Temporais: São as conjunções que, iniciando uma oração subordinada, tornam essa oração um índice da circunstância do tempo em que o fato da oração principal ocorre. As conjunções subordinativas temporais são: quando, enquanto, logo que, agora que, tão logo, apenas (com mesmo sentido da conjunção tão logo), toda vez que, mal (equivalente a tão logo), sempre que, etc.

As demais:

Conjunções Subordinativas Condicionais: São as conjunções que, iniciando uma oração subordinada a outra, exprimem uma condição sem a qual o fato da oração principal se realiza (ou exprimem hipótese com a qual o fato principal não se realiza). As conjunções subordinativas condicionais são: se, caso, contanto que, a não ser que, desde que, salvo se, etc.

Conjunções Subordinativas Finais: São as conjunções que, iniciando uma oração subordinada a outra, expressam a finalidade dos atos contidos na oração principal. As conjunções subordinativas finais são: a fim de que, para que, porque (com mesmo sentido da conjunção para que), que.

Consequencia - conjunção subordinativas consecutivas: que, depois de tal, tão, tamanho.
Podemos trocar a conjunção ''ASSIM QUE'' por ''LOGO QUE'', tambem temporal, confirmando a assertiva.

Abraços e bons estudos
À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, logo, expressa ideia de proporção. Esta aí a explicação do por que essa expressão pode ser substituída por “à proporção que”. 
 EX.: Ele foi se acalmando à medida que as boas notícias chegavam. 

Na medida em que é uma locução conjuntiva causal, logo, haverá noções decausa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão. Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”. 
EX.: Nós precisamos ler mais na medida em que crescemos, pois temos maior entendimento ao passar dos anos. (visto que)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo