De acordo com o texto, é correto afirmar que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747178 Português
Leia o texto Pega ou não pega para responder à questão.

    Se alguém sabe, me conte quando é que começou essa moda do Dia dos Namorados. Há pouco tempo, passou o Dia da Aeromoça. Há aqui uma discriminação. Pois se há aeromoço, por que não dizer Dia dos Aeromoços? No plural. De resto, essa palavra “aeromoço” está caindo em desuso. A tendência é dizer comissário de bordo. Em Portugal, diz-se “hospedeira do ar”. Influência do francês: “hôtesse de l’air”. O americano é mais prático: “steward”. Substantivo comum de dois gêneros.
    É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. O neologismo foi bem recebido. Acho que foi o poeta Paulo Bonfim quem sugeriu o Dia da Aeromoça. Manuel Bandeira logo aderiu e escreveu um “Discurso em louvor da aeromoça”, no qual apelou para o Vinicius: “Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça”.
    Quando havia trem entre o Rio e São Paulo, tentaram pespegar¹ nas moças do restaurante o nome de ferromoça. Horrível. Felizmente não pegou. Em 1889, coisa antiga paca² , o dr. Castro Lopes publicou “Neologismos indispensáveis e barbarismos³ dispensáveis”. Inventou “cardápio” para “menu” e “convescote” para “pic-nic”. Para “pince-nez”, propôs “nasóculos”. Ancenúbio” para “nuance”. Para “reclame”, “preconício”. E para “ouverture”, “protofonia”. Houve muita gozação.
    Mas voltando ao Dia dos Namorados. Cai no dia 12 e presumo que seja porque é véspera de Santo Antônio. Santo Antônio é o santo casamenteiro. O amigo das moças apaixonadas ou das que querem arranjar um príncipe encantado. Franciscano, é também amigo dos pobres. Daí o pão de Santo Antônio, que é de graça, mas é um dia só. Precursor da merenda escolar. Ou da cesta básica.
    Santo Antônio realiza proezas em matéria de achar coisas perdidas. É capaz de achar uma agulha no palheiro. Mas agora procurei um livrinho de Thales de Azevedo, sobre o namoro à antiga, e não achei. Santo Antônio deve estar muito ocupado. E depois pra que mexer com essas velharias? Vivam os neologismos!
(Otto Lara Resende. https://cronicabrasileira.org.br, 13.06.1991. Adaptado)
¹ pespegar: aplicar.
² paca: bastante, extremamente, à beça.
³ barbarismos: emprego incorreto de palavras.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão trabalha apenas compreensão textual, em que as informações estão todas explícitas no texto, sem a necessidade de inferi-las. Geralmente, os comandos, no enunciado, que nos levam a entender que se trata de uma compreensão e não interpretação são:





. Segundo o texto...





. O texto informa que...





. No texto...





. No que se refere ao texto...





. De acordo com o autor...





Já a interpretação textual, as informações estão além do texto, é uma questão de inferência, de apreender as ideias. Geralmente, os comandos do enunciado são:





 

. Depreende-se / infere-se / conclui-se do texto que...





. É possível subentender a partir do texto que...





. O texto permite deduzir que...





. Qual a intenção do autor quando afirma que...





Alternativa (A) incorreta - Na verdade, o autor defende os neologismos, como comprovado no trecho do último parágrafo: “Vivam os neologismos!".





Alternativa (B) correta - “É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. O neologismo foi bem recebido." (2º parágrafo).





À medida que se cria novas datas comemorativas, cria-se também novas palavras ao dicionário.





Alternativa (C) incorreta - De acordo com o texto, a palavra “aeromoço" não se tornou usual porque essa palavra caiu em desuso. “A tendência é dizer comissário de bordo".





Alternativa (D) incorreta - O texto não faz menção a São Longuinho.





Alternativa (E) incorreta - De acordo com o texto, houve muita gozação somente com as invenções de Castro Lopes.





Gabarito da Professora: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - o autor defende que palavras estrangeiras sejam adotadas na língua portuguesa para que esta reflita a realidade do mundo.

ERRADO

  • E depois pra que mexer com essas velharias? Vivam os neologismos! (Última linha)

B - novas datas comemorativas podem ser inventadas, assim como novas palavras são criadas na língua.

CORRETO

  • E depois pra que mexer com essas velharias? Vivam os neologismos! (Última linha)

C - a palavra “aeromoço” não se tornou usual porque, assim como “secretária”, há poucos profissionais do sexo masculino nessa área.

ERRADO

  •  É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. O neologismo foi bem recebido. (2º paragrafo)

PS. Sem contar a extrapolação do texto

D - o autor confunde Santo Antônio com São Longuinho, este último, sim, o santo que ajuda a encontrar objetos perdidos.

ERRADO

Essa foi pra derrubar quem não tem conhecimento sobre religião. Mas, na minha opinião, mesmo que a assertiva trouxesse uma informação correta não seria possível marcá-la, visto que é pedido, no comando da questão, "De acordo com o texto, é correto afirmar que". Portanto, uma clara extrapolação do texto.

  • O devoto reza e faz o pedido a São Longuinho, e ao achar a peça perdida, deverá dar três pulinhos e gritar "São Longuinho". Santo Antônio, o santo de Pádua e Lisboa, além de casamenteiro é um grande "achador" de coisas perdidas.
  • Fonte: google

E - Castro Lopes e Thales de Azevedo foram motivo de chacota por incentivarem hábitos e comportamentos ousados para a época.

ERRADO

  •  o dr. Castro Lopes publicou “Neologismos indispensáveis e barbarismos³ dispensáveis”. Inventou “cardápio” para “menu” e “convescote” para “pic-nic”. Para “pince-nez”, propôs “nasóculos”. Ancenúbio” para “nuance”. Para “reclame”, “preconício”. E para “ouverture”, “protofonia”. Houve muita gozação. (3º paragrafo)

PS. O fato do título do livro ter barbarismos indispensáveis no título subentende-se que o próprio autor deu o tom de piada.

Gab. B

São longuinho são longuinho se eu achar dou três pulinhos ??????

SE ERROU DEIXA O LIKE E SE INSCREVA.SE PUDER TAMBÉM ATIVE O SININHO.

O americano é mais prático: “steward”. Substantivo comum de dois gêneros.

    É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. 

resposta B

Sobre a alternativa D o texto não diz nada sobre  São Longuinho.

Pois a pergunta se referia ao texto não era para interpretar : De acordo com o texto, é correto afirmar que

O dedo coçou pra marcar a do São Longuinho. kkkk

novas datas comemorativas podem ser inventadas, assim como novas palavras são criadas na língua.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo