As grandes distâncias entre as diferentes províncias e a Cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861248 História e Geografia de Estados e Municípios
As grandes distâncias entre as diferentes províncias e a Corte vão trazer à administração centralizada sérios problemas. Em Goiás, os presidentes exerciam grande influência na vida política, eram de livre escolha do poder central, sem vínculos familiais à terra, o que descontentava os políticos locais. Nossos representantes na Câmara Alta (deputados e senadores), embora eleitos, eram nomes impostos pelos ministérios e quase sempre filhos de outras províncias. A Assembleia Provincial e a Câmara dos Vereadores funcionavam de acordo com as ordens e os interesses do presidente da província”. (PALACIN, Luis; MORAES, Maria Augusta de Sant’Anna. História de Goiás (1772 - 1972). 7 ed, Goiânia: Ed. da UCG; Ed, Vieira, 2008. p. 107 -108).

Com base nos textos considere as seguintes afirmações:

I- As condições sócio-econômicas do Brasil não possibilitaram uma ação administrativa satisfatória em Goiás durante o século XIX;
II- A política goiana era dirigida por presidentes impostos pelo poder central;
III- Nas últimas décadas do século XIX, os grupos locais desejosos de tomarem o poder para si e em nome do nascimento de uma consciência política fundaram partidos políticos e jornais;
IV- Goiás que passou a enviar representantes próprios para a Câmara Alta o que fortaleceu os grupos políticos locais e lançou as bases para as futuras oligarquias goianas.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Goiás no início do século 18 até o seu final, sempre escorou muito nas riquezas das minas, após isso, teve uma grande decadência mineradora, que o forçou a recorrer a outros meios de subsistência, como por exemplo, a agricultura pastoril, o que no início não foi fácil, mas com o tempo foi enraizando no estado de Goiás e se destacando como uma atividade principal.

Gabarito D

Todas corretas

Todas estão corretas!

EX NIHILO NIHIL FIT

PMGO

GAB: D

I- As condições sócio-econômicas do Brasil não possibilitaram uma ação administrativa satisfatória em Goiás durante o século XIX; CORRETA.

Goiás foi o segundo produtor de ouro do Brasil, inferior a Minas Gerais e superior ao Mato Grosso, mas pode-se perceber que a época do ouro não foi tão rica nem tão grande como se pensava. Após o fim do curto período de mineração iniciou-se um processo de ruralização da sociedade e extinção de arraiais e vilas. Inicialmente Bartolomeu Bueno foi o responsável pela administração local das minas, mas com a decisão da corte portuguesa em tornar Goiás independente de São Paulo, elevandoo à categoria de Capitania, em 1749 chegou a Vila Boa o primeiro Governador e Capitão General, D. Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos. O território goiano passou então a ser denominado Capitania de Goiás, título que conservou até se tornar província. 

II- A política goiana era dirigida por presidentes impostos pelo poder central; CORRETA.

Inicialmente Bartolomeu Bueno foi o responsável pela administração local das minas, mas com a decisão da corte portuguesa em tornar Goiás independente de São Paulo, elevandoo à categoria de Capitania, em 1749 chegou a Vila Boa o primeiro Governador e Capitão General, D. Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos. O território goiano passou então a ser denominado Capitania de Goiás, título que conservou até se tornar província. Como em todo o país, o processo de independência em Goiás se deu gradativamente. O primeiro presidente de Goiás, nomeado por D. Pedro, foi Dr. Caetano Maria Lopes Gama, que assumiu o cargo a 14 de setembro de 1824. A política até o final do século XIX foi dirigida por presidentes impostos pelo poder central. 

III- Nas últimas décadas do século XIX, os grupos locais desejosos de tomarem o poder para si e em nome do nascimento de uma consciência política fundaram partidos políticos e jornais; CORRETA.

IV- Goiás que passou a enviar representantes próprios para a Câmara Alta o que fortaleceu os grupos políticos locais e lançou as bases para as futuras oligarquias goianas. CORRETA.

Nas últimas décadas do século XIX, os grupos locais insatisfeitos fundaram partidos políticos: O Liberal, em 1878, e o Conservador, em 1882. Também fundaram jornais para divulgarem suas ideias: Tribuna Livre, Publicador Goiano, Jornal do Comércio e Folha de Goyaz. Com isso, representantes próprios foram enviados à Câmara Alta, fortalecendo grupos políticos locais e lançando as bases para as futuras oligarquias.

Fonte: Professor Leandro Moraes/meus resumos.

I- MAS PODE-SE PERCEBER NO SECULO XIX QUE O OURO NAO FOI TAO LUCRATIVO QUANTO PENSAVAMOS.CERTO

II-A POLITICA ATE O FINAL DO SECULO XIX FOI DIRIGIDA POR PRESIDENTES IMPOSTOS PELO PODER CENTRAL.CERTO

III-NAS ULTIMAS DECADAS DO SECULO XIX FUNDARAM PARTIDOS POLITICOS E JORNAIS.CERTO

IV-GOIAS QUE PASSOU A ENVIAR REPRESENTANTES PROPRIOS PARA A CAMARA ALTA.CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo