Assinale a alternativa que contempla somente órgãos da Admi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Sociedades de economia mista e Universidades Estaduais fazem parte da Administração Indireta
b) Agências reguladoras são autarquias e, portanto, Administração Indireta
c) CORRETA.
d) Empresas públicas e Universidades Estaduais fazem parte da Administração Indireta.
e) Autarquias e fundações públicas fazem parte da Administração Indireta.
Letra (c)
Complementando a resposta abaixo.
N a desconcentração as atribuições são repartidas entre órgãos públicos pertencentes a uma única pessoa jurídica, mantendo a vinculação hierárquica.
Exemplos de desconcentração são os Ministérios da União, as Secretarias estaduais e municipais, as delegacias de polícia, os postos de atendimento da Receita Federal, as Subprefeituras, os Tribunais e as Casas Legislativas.
Diretas --órgãos próprios--estruturas sem personalidade jurídica.
DISCURSIVA:
ProcuradoriaMunicipal - Concurso: PGM/Recife-PE - Ano: 2014 - Banca: FCC - Disciplina:Direito Administrativo - Assunto: Administração Direta e Indireta –
Sobre as duas espécies de empresas estataisreconhecidas pelo ordenamento jurídico vigente esclareça:
a) anatureza jurídica e o enquadramento das mesmas no âmbito da AdministraçãoPública;
b) as características comumente presentes nessasespécies e em razão das quais elas se assemelham e se diferenciam entre si e emrelação a outras espécies da Administração descentralizada;
c) na condição de procurador judicial do município,como se posicionaria quanto à aplicação ou não da regra de imunidade tributáriarecíproca (art. 150, VI, a, da CF) em um caso envolvendo a cobrança de impostomunicipal de sociedade de economia mista estadual que tem suas ações negociadasem bolsa de valores;
d) o(s) regime(s) de responsabilidadeextracontratual aplicável(is) a essas empresas estatais.
- Resposta: a. Indicação das espéciesde empresas estatais (empresas públicas e sociedades de economia mista), danatureza jurídica de direito privado assumida por ambas e do enquadramentodelas como entidades dotadas de personalidade jurídica própria, integrantes daAdministração Pública indireta dos entes que as instituem.
b. Análise comparativa das características dasempresas públicas e sociedades de economia mista, apontando as semelhanças ediferenças entre estas duas espécies e também em relação às autarquias efundações.
c. Exige-seo posicionamento de um procurador judicial do município. Este, portanto, deverádefender a não aplicação de regra contida no art. 150, VI, a, da CF/88, postoque mais benéfico ao município arrecadar o tributo. Deve-se sustentar que,ainda que se trate de uma entidade de administração pública do Estado, éempresa que prevê distribuição de lucros aos seus investidores, sendo-lheaplicável o art. 173, p. 1, II, da CF/88. A referência ao caso que agradajulgamento no STF, em regime de repercussão geral (RE 600.867) complementa anota desse item.
d. Deve-se mencionar a distinção feita entre assituações em que há prestação de serviço público e as de mero exercício deatividade econômica. A partir daí, identificar a aplicação da regra da responsabilidadeobjetiva da entidade no primeiro caso (art. 37, p. 6, da CF/88) eda responsabilidade subjetiva no caso de exercício de atividadeeconômica.
JOELSON SILVA SANTOS
PINHEIROS ES
FACULDADE VALE DO CRICARE SAO MATEUS ES
MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!
A) Sociedade de economia mista: Administração indireta
B) Agência reguladora: Administração indireta
C) Correta
D) Empresa pública: Administração indireta
E) Autarquia: Administração indireta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo