Com relação ao trecho – “Tu, que celebraste com tanto amor ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747181 Português
Leia o texto Pega ou não pega para responder à questão.

    Se alguém sabe, me conte quando é que começou essa moda do Dia dos Namorados. Há pouco tempo, passou o Dia da Aeromoça. Há aqui uma discriminação. Pois se há aeromoço, por que não dizer Dia dos Aeromoços? No plural. De resto, essa palavra “aeromoço” está caindo em desuso. A tendência é dizer comissário de bordo. Em Portugal, diz-se “hospedeira do ar”. Influência do francês: “hôtesse de l’air”. O americano é mais prático: “steward”. Substantivo comum de dois gêneros.
    É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. O neologismo foi bem recebido. Acho que foi o poeta Paulo Bonfim quem sugeriu o Dia da Aeromoça. Manuel Bandeira logo aderiu e escreveu um “Discurso em louvor da aeromoça”, no qual apelou para o Vinicius: “Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça”.
    Quando havia trem entre o Rio e São Paulo, tentaram pespegar¹ nas moças do restaurante o nome de ferromoça. Horrível. Felizmente não pegou. Em 1889, coisa antiga paca² , o dr. Castro Lopes publicou “Neologismos indispensáveis e barbarismos³ dispensáveis”. Inventou “cardápio” para “menu” e “convescote” para “pic-nic”. Para “pince-nez”, propôs “nasóculos”. Ancenúbio” para “nuance”. Para “reclame”, “preconício”. E para “ouverture”, “protofonia”. Houve muita gozação.
    Mas voltando ao Dia dos Namorados. Cai no dia 12 e presumo que seja porque é véspera de Santo Antônio. Santo Antônio é o santo casamenteiro. O amigo das moças apaixonadas ou das que querem arranjar um príncipe encantado. Franciscano, é também amigo dos pobres. Daí o pão de Santo Antônio, que é de graça, mas é um dia só. Precursor da merenda escolar. Ou da cesta básica.
    Santo Antônio realiza proezas em matéria de achar coisas perdidas. É capaz de achar uma agulha no palheiro. Mas agora procurei um livrinho de Thales de Azevedo, sobre o namoro à antiga, e não achei. Santo Antônio deve estar muito ocupado. E depois pra que mexer com essas velharias? Vivam os neologismos!
(Otto Lara Resende. https://cronicabrasileira.org.br, 13.06.1991. Adaptado)
¹ pespegar: aplicar.
² paca: bastante, extremamente, à beça.
³ barbarismos: emprego incorreto de palavras.
Com relação ao trecho – “Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça” (2° parágrafo) –, se trocarmos “Tu” por “Você”, os vocábulos destacados devem ser substituídos, mantendo-se a correção gramatical, respectivamente, por:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão requer conhecimento acerca de flexão verbal (número-pessoal e modo-temporal) e formação do imperativo.

“Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça" (2° parágrafo), os verbos destacados estão flexionados na 2ª pessoa do singular (tu). A forma verbal “celebraste" está flexionada no pretérito perfeito do indicativo, e a forma verbal “vem" no imperativo afirmativo.

Formação do imperativo:

Não existe a 1ª p. do singular e as formas você, vocês substituem as formas ele, eles.

Imperativo afirmativo

As segundas pessoas (tu, vós) são derivadas do presente do indicativo; as outras são formadas do presente do subjuntivo.

Obs.: Nas segundas pessoas (tu/vós) suprime-se o -s final;

Os verbos terminados em -zer ou -zir, na 2ªp. sing., tendem a perder o -e final quando o -z for precedido de vogal: dize (diz) tu / traduze (traduz) tu

Quando for precedido de consoante, não perde o -e final: cirze tu        

diz tu                  

diga você

digamos nós

dizei vós

digam  vocês 


Imperativo negativo

Todo formado do presente do subjuntivo.

não faças tu

       faça você

       façamos nós

       façais vós

       façam vocês
Para manter a correção gramatical, ao substituir “tu" por “você", os verbos destacados devem vir flexionados no mesmo tempo e modo. Analisemos as alternativas:


Observação!!! Embora o pronome de tratamento “você" se refira à 2ª pessoa, os verbos e outros pronomes devem vir flexionados na 3ª pessoa.

Alternativa (A) incorreta - “Celebrava" está no pretérito imperfeito do indicativo; “vens" é a 2ª p. do sing. do presente do indicativo.

Alternativa (B) incorreta - “Celebrara" está no pretérito mais-que-perfeito do indicativo; “vinde" está flexionado na 2ª.p. do plural (vós) do imperativo afirmativo.


 Alternativa (C) incorreta - “Celebravas" está na 2ªp.sing.do pretérito imperfeito do indicativo; “vires" está na 2ª p. sing. do infinitivo flexionado.


Alternativa (D) correta - “Celebrou" está no pretérito perfeito do indicativo; “venha" está flexionado na 3ª. p. sing. do imperativo afirmativo (venha você).

Alternativa (E) incorreta - “Celebraria" está no futuro do pretérito; “virias" está na 2ª.p. sing. do futuro do pretérito do indicativo.

Gabarito da Professora: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Famoso comercial: "Vem pra caixa você também". O correto seria "venha" concordando com "você".

Você celebrou, então venha.

.

Gab. D

O pronome de tratamento VOCÊ pede conjugação de terceira pessoa.

É! Vunesp tá mudando a linha esse ano.

VOCÊ deve concordar com o verbo na terceira pessoa do singular, logo:

D . CELEBROU E VENHA

Lado bom de ser sulista é esse: A gente aprende desde pequeno a conjugar os verbos com a 2ª PS (TU) e depois de velho aprende por osmose a conjugar com o "VOCE" pra concursos kkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo