A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, jul...
Está, pois, suficientemente esclarecido que a virtude moral é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve excesso e o outro, deficiência, e isso porque a sua natureza é visar à mediania nas paixões e nos atos.
Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo.
(...)
A justiça corretiva será o intermediário entre a perda e o ganho. Eis aí por que as pessoas em disputa recorrem ao juiz; e recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada; e procuram o juiz como um intermediário, e em alguns Estados os juízes são chamados mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguirem o meio-termo, conseguirão o que é justo. O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é. Ora, o juiz restabelece a igualdade.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. (Org.) José A. M. Pessanha. 4.ª ed., v. 2, São Paulo: Nova Cultural, 1991 (com adaptações).
A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, julgue o item a seguir.
Conforme a ética aristotélica, o meio-termo deve ser buscado
por todas as pessoas como principal caminho para uma vida
virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de
se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso
como aqueles que resultam da falta.
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Uma das ideias presentes na ética aristotélica é a mediania. Segundo ela, a virtude consiste no meio-termo, ou seja, na justa medida de equilíbrio entre a falta e o excesso de quaisquer atributos ou características.
Para Aristóteles, o ser humano para ter uma existência virtuosa deve viver de acordo com sua essência, ou seja, seguindo sua racionalidade e sua consciência reflexiva.
Gabarito do professor: CERTO.
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Comentários
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o juiz não é bom ele é justo
"Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo."
Levando em consideração essa frase, ser bom é alcançar o meio-termo, já que o conectivo "pois" trás a ideia de consequência na oração. Ainda segundo o texto, conseguir o meio-termo é ser justo: "O justo, pois, é um meio-termo". Se o juiz restabelece a igualdade, logo, o meio-termo, seu trabalho é a bondade, que é ser justo e, com isso, alcançar o meio-termo.
Conforme a ética aristotélica, o meio-termo deve ser buscado por todas as pessoas como principal caminho para uma vida virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta.
Não entendi o porque de está certo. Poderia alguem me ajudar por favor.
Pontos importantes para achar a resposta:
"Está, pois, suficientemente esclarecido que a virtude moral é um meio-termo entre dois vícios";
"Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo.".
Os dois pontos acima estão no texto.
Querida amiga @CatianeBarreto,
Quando diz-se (tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta)
entendo como a procura da medida ''certa para cada ação'', nem muito excesso e nem a falta, mas tudo na equidade.
me corrijam se eu estiver equivocada!!!!
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