“Segundo as fontes primárias, a história do Reino de Axum al...
“Segundo as fontes primárias, a história do Reino de Axum alongou-se por aproximadamente um milênio, a partir do século I da Era Cristã. Nela se registram alguns acontecimentos de relevo, como as três intervenções armadas na Arábia do Sul no decorrer dos séculos III, IV e VI, uma expedição a Méroe no século IV e, na primeira metade deste último, a introdução do cristianismo”.
(In: Silvério, Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. – Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 219)
Sobre a civilização de Axum, analise as afirmativas abaixo:
I. O nome de Axum surge pela primeira vez no guia naval e comercial Periplus Maris Erythraei, compilado no final do século I por um negociante egípcio;
II. Por volta de 270, a fama do novo Estado já chegara à Pérsia. O Kephalaia do profeta Mani (21 – 76) descreve Axum como um dos quatro maiores impérios do mundo.
III. Do fim do século II ao início do século IV, Axum tomou parte nas lutas diplomáticas e militares que opunham os Estados da Arábia meridional. Os axumitas submeteram as regiões situadas entre o Planalto do Tigre e o Vale do Nilo.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar: