Leia o caso a seguir.Paciente K., 25 anos, mulher, casada, f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471918 Psiquiatria

Leia o caso a seguir.


Paciente K., 25 anos, mulher, casada, fazia tratamento para episódio depressivo há cerca de 2 anos, com 3 episódios durante esse tempo. Apresentava-se estável, com o uso de 75mg/dia de Amitriptilina. Há 6 meses, descobriu estar grávida e, com orientação médica, descontinuou a medicação. Contudo, há 30 dias, reiniciou piora do quadro, com apatia, melancolia, choro fácil, inapetência, com perda de 3kg em uma semana. O médico de seu pré-natal avaliou a vitalidade fetal e percebeu que o feto estacionou o desenvolvimento de sua estatura e peso. K. foi reencaminhada ao psiquiatra.


A conduta nesse caso é

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa A

Para entender melhor essa questão, é importante conhecer alguns conceitos de psicofarmacologia, especialmente no contexto de gestação e transtornos depressivos.

A paciente K. estava em tratamento para depressão com Amitriptilina, um antidepressivo tricíclico, mas teve que interromper o uso devido à gravidez. A descontinuação do medicamento levou à recorrência dos sintomas depressivos, que impactaram negativamente tanto a mãe quanto o feto.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa A: A conduta indicada é iniciar Sertralina, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), que é considerado mais seguro durante a gestação. A Sertralina tem um perfil de segurança melhor em comparação com a Amitriptilina, especialmente em relação aos riscos para o feto. O ajuste gradual da dose (começando com 50mg/dia e podendo ser aumentada até 150mg/dia) permite monitorar a resposta terapêutica e minimizar efeitos adversos.

Explicação das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: Retornar com a Amitriptilina e otimizar a dose para 150mg/dia não é a melhor opção, pois, apesar de ser eficaz no tratamento da depressão, este medicamento tem um perfil de segurança menos favorável durante a gestação em comparação com a Sertralina.

Alternativa C: Iniciar Divalproato de Sódio é inapropriado, pois este medicamento é usado principalmente no tratamento de transtornos bipolares e epilepsia, e não é uma primeira escolha para depressão. Além disso, é contra-indicado na gravidez devido ao risco teratogênico significativo.

Alternativa D: Retomar a Amitriptilina e associar Quetiapina, um antipsicótico, não seria a melhor abordagem. O uso de antipsicóticos durante a gestação deve ser cauteloso e geralmente é reservado para casos específicos. Além disso, a combinação desses dois medicamentos pode aumentar o risco de efeitos adversos tanto para a mãe quanto para o feto.

Conclusão: A escolha de um tratamento antidepressivo durante a gestação deve sempre ponderar os riscos e benefícios, considerando tanto a saúde da mãe quanto do feto. A Sertralina é amplamente utilizada e considerada segura, sendo a melhor opção no caso apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo