Imunização e orientação de atividade física, para diminuir ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prevenção primária é o conjunto de ações que procuram limitar a da na pelo controlo dos negativos () específicos, associados a essa doença. Os programas de vacinação e imunização de doenças transmissíveis são exemplos de ações de prevenção primária.
Distingue-se da na medida em que na prevenção primária a população já está exposta ao fator de risco; e da porque incide sobre o indivíduo aparentemente saudável ou assintomático que ainda não desenvolveu a doença.
Prevenção (CHAVES):
*Primária = Pré-patogênese / corresponde ao 1° e 2° níveis de prevenção de LEAVELL E CLARK
*Secundária = fase clínica / corresp. ao 3° e 4° níveis de prevenção de LEAVELL E CLARK
*Terciária = sequelas / corresp. ao 5° nível de prevenção de LEAVELL E CLARK
Prevenção primária: voltada a limitar a incidência de doença mediante o controle de suas causas e fatores de risco; envolve medidas de proteção da saúde, em geral através de esforços pessoais e comunitários; a imunização, a pasteurização do leite, a cloração da água, o uso de preservativos ou a modificação de fatores e comportamentos de risco são exemplos de prevenção primária. Os enfoques estratégicos individual e populacional revisados fazem referência básica à prevenção primária.
Fonte: Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE) Módulo 6: Controle de doenças na população
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo