De acordo com o esquema recomendado para a profilaxia antir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEE-PE Prova: FGV - 2016 - SEE-PE - Professor de Enfermagem |
Q1040295 Enfermagem
De acordo com o esquema recomendado para a profilaxia antirrábica humana, quando o usuário já recebeu profilaxia (esquema completo) e sofreu nova exposição após 45 dias, a conduta a ser adotada, conforme esquema de reexposição, é a de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - não tratar.

Vamos entender por que essa é a resposta correta. A profilaxia antirrábica humana é um procedimento crucial para prevenir a raiva em pessoas que foram expostas ao vírus, especialmente através de mordidas de animais. O esquema recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil é seguir um protocolo específico quando há uma nova exposição do indivíduo ao vírus da raiva.

Quando uma pessoa já completou um esquema de vacinação antirrábica previamente e sofre uma nova exposição ao vírus da raiva após 45 dias, a conduta padrão sugere que não é necessário administrar uma nova dose de vacina. Isso ocorre porque, após um período de 21 dias, a imunidade conferida pela primeira série de doses ainda é considerada efetiva. Assim, a resposta imunológica já instigada pela vacinação anterior é suficiente para proteger o indivíduo sem a necessidade de doses adicionais.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

  • A - aplicar uma dose: Isso seria recomendado se o tempo desde a última exposição fosse significativamente maior, o que não é o caso em 45 dias.
  • B - aplicar duas doses: Ideal em situações onde a exposição ocorre após um período mais prolongado, geralmente após um ano ou mais.
  • C - aplicar três doses: Esse esquema é voltado para indivíduos que nunca foram vacinados ou em situações de exposição contínua e risco elevado.
  • D - aplicar quatro doses: Essa quantidade de doses não é padrão para reexposição em nenhuma diretriz atual e seria utilizada apenas em esquemas iniciais específicos ou em situações de exposição contínua com risco elevado.

Portanto, após uma análise cuidadosa, a alternativa correta é E - não tratar, uma vez que a proteção imunológica proporcionada pelo esquema inicial ainda é eficaz dentro do período apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nãõ entendi a resposta .

Gabarito letra E, não tratar. A assertiva da questão indica que o usuário recebeu esquema completo de profilaxia e que sofreu nova exposição após 45 dias, elemento chave, para fins de resolução de prova, é a questão do tempo. Fundamento:

TIPO DE ESQUEMA/ ESQUEMA DE REEXPOSIÇÃO

COMPLETO -- Se até 90 dias do esquema completo - não realizar esquema profilático

Após 90 dias do esquema completo- aplicar duas doses, uma no dia e outra no dia 3.

INCOMPLETO- Até 90 dias - completar o número de doses

Após 90 dias- ver esquema de pós-exposição (conforme o caso).

FONTES:

Nota informativa número 26/2017/SVS/MS- Informa sobre alterações no esquema de vacinação da raiva humana pós-exposição e dá outras orientações. 

 

GVS- MS, 2019

GABARITO LETRA E

Em caso de reexposição da raiva, temos que analisar se o esquema anterior foi completo e o tempo da nova exposição.

Esquema completo até 90 dias --- NÃO tratar

após 90 dias --- 2 doses, sendo 1 no dia e a outra no dia 3.

A questão trouxe o esquema completo e nova exposição após 45 dias, portanto não trata.

Gabarito: E

Esquema para profilaxia da raiva humana:

5 doses - nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo