Os sistemas de valores de uma organização exprimem as caract...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
A cultura organizacional é um conjunto complexo de valores, crenças, comportamentos e artefatos compartilhados pelos membros de uma organização, que os distinguem de outras organizações. Esses sistemas de valores são o cerne da cultura organizacional e são responsáveis por moldar as atitudes e os comportamentos dos funcionários. Eles refletem as prioridades e as práticas da organização e influenciam como os funcionários interagem entre si e com o ambiente externo.
Por exemplo, uma organização que valoriza a inovação encorajará seus funcionários a tomar iniciativas e correr riscos, enquanto uma que enfatiza a atenção aos detalhes pode enfatizar a precisão e a qualidade em seus processos. Já uma orientação para resultados significa que a organização valoriza o desempenho e as conquistas mensuráveis.
A afirmativa está correta porque os sistemas de valores realmente expressam as características fundamentais da cultura organizacional e orientam as práticas e comportamentos dentro da empresa. Esses valores são compartilhados e ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas. Portanto, eles desempenham um papel crucial no desenvolvimento organizacional, influenciando a maneira como os funcionários se adaptam às mudanças e como a organização se molda para enfrentar novos desafios e atingir seus objetivos estratégicos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão conceitual de valores organizacionais:
CORRETO
Schein é reconhecido como um dos pioneiros do conceito de “Cultura Organizacional”. Para ele, toda cultura exibe três níveis distintos:
1- Artefatos, comportamentos e produtos;
2- Valores e Normas;
3- Pressupostos Básicos.
Esses três níveis se referem a quão profundos e visíveis são os elementos da cultura:
1- Artefatos, comportamentos e produtos se referem a qualquer elemento tangível da cultura, como vestuário, linguagem, rituais, comemorações, piadas, e outros exemplos de artefatos visíveis por todos no comportamento dos membros de uma cultura. Esses elementos podem ser facilmente reconhecidos por quem não é parte da mesma cultura.
2- Valores e Normas se referem às hierarquias de valores na cultura e seus códigos de conduta. São as formas pelas quais os membros da cultura representam-na tanto para si quanto para outros. Elas costumam ser expressadas como as filosofias oficiais da cultura e as declarações públicas da identidade do grupo. Em alguns casos são projeções para o futuro, sobre o que os membros da cultura desejam se tornar. Exemplos de normas e valores são os códigos de profissionalismo de uma organização, e comportamentos que demonstram claramente os valores dos indivíduos.
3 - Pressupostos Básicas são comportamentos e crenças profundamente enraizadas na mente e na programação dos indivíduos, que geralmente são inconscientes. Essas assunções constituem a essência da cultura, e geralmente são tão bem integradas na dinâmica da cultura que chegam a ser difíceis de se detectar pelos membros da cultura.
A questão traz 3 exemplos de valores: ser inovador, assumir riscos, dar atenção aos detalhes, focar nos resultados.
http://www.reciprhocal.com.br/?p=172
CERTO
A questão faz referência a cultura organizacional, onde os valores de uma organização exprimem as características básicas das pessoas que compartilham o ambiente (crenças inconscientes, percpções, pensamentos e sentimentos), sendo esses valores e características já enraizados. A cultura reflete um iceberg onde 10 a 10% do iceberg ficam acima do nível da água e constitui a parte visível. A maior parte permanece oculta sob as águas e fora da visão das pessoas.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
Schein é reconhecido como um dos pioneiros do conceito de "Cultura Organizacional". Para ele, toda cultura exibe três níveis distintos:
1- Artefatos, comportamentos e produtos;
2- Valores e Normas;
3- Pressupostos Básicos.
Valores e Normas se referem às hierarquias de valores na cultura e seus códigos de conduta. São as formas pelas quais os membros da cultura representam-na tanto para si quanto para outros. Elas costumam ser expressadas como as filosofias oficiais da cultura e as declarações públicas da identidade do grupo. Em alguns casos são projeções para o futuro, sobre o que os membros da cultura desejam se tornar. Exemplos de normas e valores são os códigos de profissionalismo de uma organização, e comportamentos que demonstram claramente os valores dos indivíduos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo