O Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo, contudo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2539456 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo, contudo, nem todo esse resíduo acaba tendo o destino correto. Nessa perspectiva, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, estabeleceu um pacto nacional para a gestão do lixo produzido pela sociedade, além de ter instituído que os resíduos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários. Aterro sanitário consiste em uma técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, que não causa danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.

Analisando a imagem a seguir e considerando a configuração dos aterros sanitários, analise as informações:


Imagem associada para resolução da questão



I. na preparação da área são realizados, basicamente, a impermeabilização e o nivelamento do terreno, as obras de drenagem para captação do chorume (ou percolado) para conduzi-lo ao tratamento, além das vias de circulação. As áreas limítrofes do aterro devem apresentar uma cerca viva para evitar ou diminuir a proliferação de odores e a poluição visual.

II. na execução os resíduos são separados de acordo com suas características e depositados separadamente. Antes de ser depositado todo o resíduo é pesado, com a finalidade de acompanhamento da quantidade de suporte do aterro. Os resíduos que produzem material percolado são geralmente revestidos por uma camada selante.

III. atingida a capacidade de disposição de resíduos em um setor do aterro, esse é revegetado, com os resíduos sendo então depositados em outro setor. Ao longo dos trabalhos de disposição e mesmo após a conclusão de um setor do aterro, os gases produzidos pela decomposição do lixo devem ser queimados e os percolados devem ser captados. Em complemento, também devem ser realizadas obras de drenagem das águas pluviais.

IV. os setores concluídos devem ser objeto de contínuo e permanente monitoramento para avaliar as obras de captação dos percolados e as obras de drenagem das águas superficiais, avaliar o sistema de queima dos gases e a eficiência dos trabalhos de revegetação. Nesse sentido, as seguintes técnicas de monitoramento são geralmente utilizadas: piezometria, poços de monitoramento, inclinômetro, marcos superficiais e controle da vazão.


Estão corretas:
Alternativas