A produção de conhecimento na área de Psicologia Escolar apo...
(Boruchovitch, 2001).
A partir da compreensão de que o sujeito tem uma participação ativa e dinâmica na apropriação do conhecimento, reflita sobre as contribuições da atuação em Psicologia Escolar para os processos de aprendizagem da leitura e escrita e, em seguida, responda à questão.
Escolha a alternativa que representa a sequência correta de palavras no trecho a seguir.
As especificidades de cada sujeito são definidas em sua interface com o mundo, mediante uma interação ______ e _________ entre fatores ________ e _________ a ele, constituindo-se __________ e _____________. Nessa perspectiva, ao analisar as dificuldades que se apresentam durante o processo pedagógico, expressas nas ações de _________ e ___________, a atuação do Psicólogo Escolar contribui para a desconstrução de posturas cristalizadas, na medida em que não responsabiliza os indivíduos envolvidos no processo (_________ e _________), mas sim, analisa as ____________ que esses atores estabelecem no contexto escolar.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
A questão aborda a importância da Psicologia Escolar na promoção de um aprendizado significativo e consciente, onde o aluno é visto como um sujeito ativo e dinâmico. Essa área do conhecimento enfatiza não apenas a transmissão de conteúdos, mas também a necessidade de desenvolver nos alunos uma compreensão dos processos de aprendizagem, conforme destacado por autores como Pfromm Neto e Pozo.
Na psicologia da educação, a ideia central é que as interações ativas e constantes entre fatores internos e externos são fundamentais para o desenvolvimento do aluno. A educação é vista como um processo histórico e subjetivo, onde o professor e o aluno estabelecem relações que influenciam significativamente a aprendizagem.
Agora, vamos analisar cada uma das alternativas:
- Alternativa B: ativa; constante; internos; externos; histórica; subjetivamente; ensinar; aprender; professor; aluno; relações. Esta é a correta, pois reflete o papel dinâmico do sujeito na aprendizagem, considerando a interação contínua de fatores internos e externos e as relações estabelecidas no contexto educacional.
- Alternativa A: passiva; pontual; positivos; negativos; individual; isoladamente; aprender; memorizar; aluno; família; dificuldades. Aqui, os termos "passiva" e "pontual" não condizem com a visão ativa e contínua da aprendizagem proposta na questão.
- Alternativa C: ativa; pontual; internos; externos; histórica; comportamentalmente; memorizar; reproduzir; família; aluno; crises. Embora reconheça a atividade e os fatores "internos" e "externos", o uso de "pontual" e "comportamentalmente" não reflete a natureza contínua e subjetiva do processo de aprendizagem.
- Alternativa D: passiva; penosa; positivos; negativos; individual; constantemente; ensinar; aprender; professor; aluno; dificuldades. O termo "passiva" contradiz a premissa da aprendizagem ativa e interativa.
- Alternativa E: ativa; constante; internos; próprios; individual; subjetivamente; imitar; memorizar; meninos; meninas; relações. A palavra "próprios" em vez de "externos" e o foco em "imitar" e "memorizar" não se alinham com o conceito de aprendizado histórico e subjetivo.
Assim, a alternativa B reflete de forma mais precisa as ideias de interação ativa, constante e a análise das relações entre professor e aluno, fundamentais no contexto da psicologia escolar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo