Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética ...
Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito da aplicação e da interpretação da lei penal, do concurso de pessoas e da culpabilidade.
Um indivíduo, penalmente imputável, em continuidade delitiva, foi flagrado por autoridade policial no decorrer da prática criminosa de furtar sinal de TV a cabo. Nessa situação, de acordo com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, aplica-se a analogia ao caso concreto, no sentido de imputar ao agente a conduta típica do crime de furto de energia elétrica.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (315)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A famosa autoria incerta.
PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
REQUISITOS DO CONCURSO DE AGENTES:
- Pluralidade de Agentes;
- Relevância Causal de Várias Condutas (importância da participação);
- Identidade de Infração Penal (condutas destinadas à pratica de infração específica); e
- Liame Subjetivo (ciência que tem o partícipe/coautor em estar colaborando para a prática do delito).
Não havendo LIAME SUBJETIVO no concurso de agentes, estaremos diante da AUTORIA COLATERAL ou AUTORIA INCERTA.
AUTORIA COLATERAL: Quando as condutas de dois agentes, sem liame subjetivo, convergem para a prática do mesmo delito, havendo, ao final, a identificação de qual conduta provocou o resultado.
Ex.: "A" e "B" resolvem matar "C", não havendo liame subjetivo entre ambos. No exato momento em que "A" dispara sua arma em direção a "C", "B", em ponto diverso e sem saber da conduta de "A", faz o mesmo. Constatou-se que "C" morreu em decorrência do disparo efetuado por "A". "A" responde pelo homicídio consumado, enquanto "B" pelo tentado.
AUTORIA INCERTA: Esta é mera modalidade de autoria colateral, uma vez que o que diferencia-a desta é que é incerta a conduta que provocou o resultado. No caso do exemplo acima, não se constatando qual conduta provocou o resultado morte de "C", ambos responderão pelo delito, só que na forma tentada.
Haha. Exatamente o exemplo citado pela Doutrina e cursos de Penal.
Seguem minhas anotações:
•Requisitos Concurso de Pessoas(PRILEX):
Pluralidade de agentes;
Relevância causal das condutas (Para que alguém seja considerado partícipe de um delito é necessário prestar auxílio material ou moral. Ex: A emprestou arma para B efetuar crime e sabendo disto. Mas B usa uma faca, desconhecida por A; A, então, não é partícipe);
Identidade de infração penal (todos contribuindo para o mesmo evento);
Liame Subjetivo (não se exige acordo de vontades, bastando a pretensão de participar e cooperar na ação de outrem. Ausente o liame subjetivo, surge a autoria incerta/colateral. É possível o auxílio após o fato, se acordado previamente);
EXistência de fato punível: qual seja, deve constituir crime/contravenção; ou pelo menos tentativa de fato punível.
Escala cespiológica de prioridade (0-20): 3
-----------------------------------------------------------------------------------
•Autoria Colateral/Imprópria: quando as condutas de dois agentes, sem liame subjetivo, convergem para a prática do mesmo delito, havendo, ao final, a identificação de qual conduta provocou o resultado; ou seja, não há concurso de pessoas;
◘Ex: "A" e "B" resolvem matar "C", sem liame subjetivo. No momento em que "A" dispara sua arma em direção a "C", "B", sem saber da conduta de "A", faz o mesmo. Constatou-se que "C" morreu em decorrência do disparo efetuado por "A". "A" responde pelo homicídio consumado, enquanto "B" pelo tentado;
•Autoria Incerta: modalidade de autoria colateral. Quando é incerta a conduta que provocou o resultado. No exemplo acima, não se constatando qual conduta provocou o resultado morte de "C", ambos responderão pelo delito, só que na forma tentada.
Escala cespiológica de prioridade (0-20): 4
Para mais esquemas, acesse o link do meu perfil; ñ tenho intuito de vender nada nem coletar e-mail e nem qualquer interesse além de somente compartilhar (ñ sou santinho do pau oco tbm: quando eu comparitlho eu releio 1000x o assunto compartilhado pra ter certeza que não falar merda = mais eu aprendo rsrsrs)
OBS: se tiver qualquer coisa errada mandem inbox, amigos!
Mais hipAtético que isso, IMPOSSÍVEL.
A prova de que os "dono do mundo" vivem no país de Alice (e com o ar-condicionado gelando).
Mais hipAtético que isso, IMPOSSÍVEL.
A prova de que os "dono do mundo" vivem no país de Alice (e com o ar-condicionado gelando).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo