Em estudos sobre os diferenciais de salários entre homens e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2382935 Estatística
Em estudos sobre os diferenciais de salários entre homens e mulheres, há uma preocupação em entender o efeito do tempo dedicado aos afazeres domésticos (Td). Sabe-se que as mulheres dedicam a maior parte da sua jornada para essas atividades, dedicação maior do que a dos homens, e isso impacta no esforço dedicado ao trabalho.
Uma forma de calcular esse efeito é usar um banco de dados dos trabalhadores em painel balanceado e especificar a seguinte equação a ser estimada para homens e mulheres, separadamente:

In Wit = Xitβ + Tditδ + εit

Nessa equação, In Wit é o logaritmo neperiano do salário-hora do trabalhador i no tempo t, Xit é uma matriz de variáveis explicativas observadas determinantes do salário, Td é o tempo dedicado aos afazeres domésticos. β é o vetor de parâmetros associados a X e d o parâmetro associado a Td, ambos a serem estimados pelo modelo. εit é o termo de erro aleatório não observado. 

Existem várias formas de estimar esse efeito, e, sobre elas, conclui-se o seguinte:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na estimação por efeitos fixos, as características individuais que são invariantes no tempo são removidas da regressão, pois essas características são capturadas pelos efeitos fixos específicos de cada unidade individual. Em outras palavras, quando usamos efeitos fixos, estamos incluindo interceptos específicos para cada unidade, o que já leva em conta as características individuais que não variam ao longo do tempo.

Portanto, a afirmação "na estimação por efeitos fixos, eliminam-se da regressão todas as características individuais observadas que são invariantes no tempo" está correta. Essas características são eliminadas da regressão porque são capturadas pelos efeitos fixos específicos de cada unidade.

gabarito: letra E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo