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Q1051821 Português

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Comunidade e personalidade

      Ao refletir sobre minha existência e minha vida social, vejo claramente minha estrita dependência intelectual e prática. Dependo integralmente da existência e da vida dos outros. E descubro ser minha natureza semelhante em todos os pontos à natureza do animal que vive em grupo. Como um alimento produzido pelo homem, visto uma roupa fabricada pelo homem, habito uma casa construída por ele. O que sei e o que penso, eu o devo ao homem. E para comunicá-los utilizo a linguagem criada pelo homem. Mas quem sou eu realmente, se minha faculdade de pensar ignora a linguagem? Sou, sem dúvida, um animal superior, mas sem a palavra a condição humana é digna de lástima.

      Portanto reconheço minha vantagem sobre o animal nesta vida de comunidade humana. E, se um indivíduo fosse abandonado desde o nascimento, seria irremediavelmente um animal em seu corpo e em seus reflexos. Posso concebê-lo, mas não posso imaginá-lo.

      Eu, enquanto homem, não existo somente como criatura individual, mas me descubro membro de uma grande comunidade humana. Ela me dirige, corpo e alma, desde o nascimento até a morte.

      Meu valor consiste em reconhecê-lo. Sou realmente um homem quando meus sentimentos, pensamentos e atos têm uma única finalidade: a comunidade e seu progresso. Minha atitude social portanto determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau.

     Contudo, esta afirmação primordial não basta. Tenho de reconhecer nos dons materiais, intelectuais e morais da sociedade o papel excepcional, perpetuado por inúmeras gerações, de alguns homens criadores de gênio. Sim, um dia um homem utiliza o fogo pela primeira vez; sim, um dia ele cultiva plantas alimentícias; sim, ele inventa a máquina a vapor.

     O homem solitário pensa sozinho e cria novos valores para a comunidade. Inventa assim novas regras morais e modifica a vida social. A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso moral da sociedade depende exclusivamente de sua independência. A não ser assim, a sociedade estará inexoravelmente votada ao malogro, e o ser humano privado da possibilidade de comunicar.

     Defino uma sociedade sadia por esse laço duplo. Somente existe por seres independentes, mas profundamente unidos ao grupo. Assim, quando analisamos as civilizações antigas e descobrimos o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, reconhecemos estar a Idade Média morta e ultrapassada, porque os escravos se libertam e os grandes espíritos conseguem existir.

(Albert Einstein. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Almeida)

A frase do texto que se mantém correta, segundo a norma-padrão da língua, após o acréscimo das vírgulas é:
Alternativas

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Gabarito: Alternativa B

Comentário:

A questão aborda o uso correto de vírgulas segundo a norma-padrão da língua portuguesa, um tema crucial para a clareza e precisão na escrita. Para resolvê-la, é necessário compreender as regras de pontuação, especialmente o uso da vírgula, que pode separar orações, isolar elementos explicativos e indicar pausas necessárias à compreensão do texto.

A alternativa correta é a B: "Minha atitude social, portanto, determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau."
Aqui, a vírgula está corretamente utilizada para isolar o conectivo "portanto", que tem função de ênfase. Além disso, a vírgula antes de "bom ou mau" isola uma expressão explicativa, o que é adequado segundo as regras gramaticais.

Análise das alternativas incorretas:

A: "E descubro ser minha natureza semelhante em todos os pontos, à natureza do animal, que vive em grupo."
O uso da vírgula antes da expressão "à natureza do animal" é inadequado, pois não há necessidade de pausa. Além disso, a vírgula antes de "que vive em grupo" está incorreta, pois "que vive em grupo" é uma oração subordinada adjetiva restritiva e não deve ser separada por vírgula.

C: "O homem solitário, pensa sozinho e cria novos valores, para a comunidade."
A vírgula após "solitário" está incorreta, pois não há necessidade de isolar o sujeito do verbo. Além disso, a vírgula antes de "para a comunidade" também está errada, pois esta é uma expressão que complementa o verbo "cria" e não deve ser separada por vírgula.

D: "Inventa assim, novas regras morais, e modifica a vida social."
A vírgula após "assim" é inadequada, pois "assim" não é um advérbio que justifique isolamento por vírgula. Além disso, a vírgula após "novas regras morais" está errada, já que separa inadequadamente os complementos do verbo "inventa".

E: "Somente existe por seres independentes, mas, profundamente unidos, ao grupo."
A vírgula após "mas" é incorreta, pois "mas" é uma conjunção adversativa que liga orações, não necessitando de isolamento por vírgula. A vírgula antes de "ao grupo" também está errada, pois separa desnecessariamente os complementos da oração.

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Comentários

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GABARITO: LETRA B

A) E descubro ser minha natureza semelhante em todos os pontos, à natureza do animal, que vive em grupo. ? semelhante a alguma coisa (=complemento nominal separado incorretamente pela vírgula).

B) Minha atitude social, portanto, determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau. ? correto, conjunção coordenativa conclusiva entre vírgulas e logo após aposto explicativo.

C) O homem solitário, pensa sozinho e cria novos valores, para a comunidade. ? quem pensa? O home solitário (=sujeito separado incorretamente pela vírgula).

D) Inventa assim, novas regras morais, e modifica a vida social. ? quem inventa, inventa alguma coisa (=objeto direto separado incorretamente pela vírgula).

E) Somente existe por seres independentes, mas, profundamente unidos, ao grupo. ? vírgula incorreta após a conjunção coordenativa adversativa "mas", o correto era eliminar as duas vírgulas ou intercalar o advérbio "perfeitamente" e eliminar a vírgula que separa o complemento nominal (=unidos a alguma coisa ? ao grupo).

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FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

GABARITO LETRA B --> conjunção coordenativa conclusiva entre vírgulas e logo após aposto explicativo.

O "mas" nunca aceita virgula após, nunca, nunca, nunca, nunca!

É preciso ter disciplina, pois nem sempre estaremos motivados.

GABARITO: LETRA B

ACRESCENTANDO:

USO DA VÍRGULA

Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

Não se emprega vírgula entre:

• Sujeito e verbo.

• Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

A vírgula:

Desloca

Enumera

Explica

Enfatiza

Isola

Separa

Emprego da vírgula:

a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

- João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

- Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

b) isolar o vocativo:

- Força, guerreiro!

c) isolar o aposto explicativo:

- José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

d) mobilidade sintática:

- Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

- Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

- Por amar, ele cometeu crimes.

e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

- Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

f) separar os nomes dos locais de datas:

- Cascavel, 10 de março de 2012.

g) isolar orações adjetivas explicativas:

- O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

h) separar termos enumerativos:

- O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

i) omitir um termo:

- Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

j) separar algumas orações coordenadas

- Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

Vírgula + E

1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

2) Polissíndeto:

Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

4) Para enfatizar o elemento posterior:

A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

FONTE: RITA SILVA QC.

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