A relação entre o passageiro e o motorista de táxi é como a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2382960 Economia
A relação entre o passageiro e o motorista de táxi é como a do principal e seu agente. O passageiro não conhece os itinerários possíveis tanto quanto o motorista; e para ambos há o risco de congestionamento de trânsito, levando a gastos extras de combustível e tempo para o motorista, e de tempo para o passageiro. O pagamento da corrida envolve uma “bandeirada”, que é um valor fixo inicial, e mais um valor variável com a distância e o tempo da viagem. Suponha que passageiro e motorista possam negociar a proporção relativa da “bandeirada” e do valor variável, aumentando um e reduzindo o outro, ou vice-versa, de acordo com uma tabela fornecida pelo órgão regulador. Suponha ainda que ambos, motorista e passageiro, sejam avessos ao risco.
Nessas condições, um
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O congestionamento aumenta o tempo da corrida. Na negociação realizada, aumentando a bandeirada (fixa), o passageiro consegue reduzir o valor da variável tempo, ou seja, é mais vantajoso pra ele, pois o tempo no congestionamento poderia ser muito alto

Ponto chave da questão: aumentando um e reduzindo o outro, ou vice-versa

Gabarito C

Vamos analisar a opção C novamente:

C. Um passageiro que usa o táxi em horário de provável congestionamento de trânsito preferiria uma bandeirada relativamente maior.

Essa afirmação faz sentido, pois um passageiro que espera enfrentar congestionamento de trânsito pode preferir uma bandeirada maior em troca de uma corrida mais rápida e eficiente, já que o valor fixo inicial da bandeirada pode representar uma parte menor do custo total da viagem quando comparado ao tempo e ao custo do combustível gasto no trânsito congestionado.

Portanto, a opção correta é de fato a C: Um passageiro que usa o táxi em horário de provável congestionamento de trânsito preferiria uma bandeirada relativamente maior. Peço desculpas pelo erro anterior.

alguém sabe explicar o erro na alternativa E??

Mano, que raio de questão é essa? kkkkk

Não consigo ver a relação desse exemplo com políticas públicas...

A relação principal-agente ocorre quando uma parte (principal) contrata outra (agente) para realização de um serviço. A questão principal dessa relação é assimetria de informações, o agente poderia se envolver em um comportamento de risco moral após contratação de um serviço, ou haveria uma seleção adversa, ex antes, a contratação no qual o principal teria dificuldade de escolher entre diferentes agentes. Sabendo disso:

A) passageiro de fora da cidade, que desconhece os possíveis itinerários, preferiria uma bandeirada relativamente menor. errado

Nesse caso a assimetria de informação favoreceria o motorista (agente) adotar um comportamento de risco moral e, assim, fazer corridas mais longes com maior valor variável. Então seria melhor uma bandeira maior e um valor variável menor.

B) passageiro com alto custo de tempo próprio preferiria uma bandeirada relativamente menor. errado

O passageiro (principal) escolheria uma bandeira relativamente maior, pois como o tempo dele é mais "caro" optaria por pagar uma parte fixa maior e reduzir incentivos de risco moral do motorista (agente) de realizar corridas mais longas para ganhar no componente variável.

C) passageiro que usa o táxi em horário de provável congestionamento de trânsito preferiria uma bandeirada relativamente maior. certo

Nesse exemplo, o passageiro (principal) optaria por uma parte fixa maior, pois conforme mais tempo em congestionamento o preço da parte variável não seria tão relevante, diminuindo assim o custo da corrida. Em comparação, uma bandeira menor e uma parte variável maior faria com que a corrida mais longa se torna-se mais cara.

D) motorista, trabalhando em horário bem tarde da noite, preferiria uma bandeirada relativamente menor. errado

O motorista (agente) escolheria uma bandeira maior pois as corridas a noite tendem a ser mais rápidas, além de que a parte fixa iria pagar os riscos associados ao período noturno.

E) aparelho no táxi ligado a satélites, informando antes da corrida sobre locais de congestionamento de trânsito, beneficia a ambas as partes, mesmo que só o motorista possa consultá-lo. errado

Essa assimetria de informação poderia gerar comportamentos oportunistas por parte de motorista.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo