De acordo com as normas de concordância verbal prescritas pe...
Em um dia de 2013, um cabeleireiro da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, atendia mais um cliente e comentava com ele as notícias daquela semana. “Como é que pode aquela música horrível ganhar prêmio nos 'Melhores do Ano do Faustão'? Por isso, a música brasileira está acabando", reclamava o profissional. A música em questão era “Camaro Amarelo", cantada por Munhoz & Mariano, e o cabeleireiro não sabia, mas estava cortando os cabelos do compositor da canção.
Desde 2007, quando entrou nas paradas com “Locutor", na voz de Léo Magalhães, Bruno Caliman emplaca pelo menos uma música entre as dez mais tocadas do ano e já está acostumado a passar despercebido, enquanto os intérpretes ficam muito mais famosos que ele. Seu mais recente sucesso, “Domingo de Manhã", cantada por Marcos & Belutti, foi, em 2014, a mais tocada nas rádios, segundo relatório da empresa de monitoramento Crowley, e a terceira música mais procurada no Google.
O fato de não ser conhecido pelos fãs de suas músicas, no entanto, parece não incomodar o artista, que passa o dia compondo em seu quarto, em Teixeira de Freitas, município que tem pouco mais de 150 mil habitantes. “Sabe aquele cara que inventa um videogame em que todo o mundo se vicia, mas ninguém sabe o nome do inventor? É a mesma coisa", disse ele, por telefone, ao UOL.
Por Mariane Zendron. Disponível em:<http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/31/autor-de-hits-camaro-amarelo-e-dominho-de-manha-se-diverte-com-criticas.htm>. Acesso em: 06 out. 2015, fragmento.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uso facultativo do verbo quando o sujeito indica coletividade determinado de seres, sujeito ter expressão partitiva, sujeito composto, ligado por ou, nem, com, como.
É isso galera!
foco força e fé!
Gab :E
'' expressões partitivas ''
a menor parte das músicas brasileiras, o verbo “está" poderia tanto permanecer na 3ª pessoa do singular quanto passar para a 3ª pessoa do plural
As alternativas (A) e (B) estão erradas, porque os sujeitos “a maioria das músicas brasileiras” e “a maior parte das músicas brasileiras” possuem as expressões partitivas “a maioria de” e “a maior parte de”. Assim, o verbo pode concordar com os núcleos sintáticos “parte”, “maioria” ou com a expressão preposicionada “das músicas brasileiras”.
A alternativa (C) está errada, porque o sujeito “1% das músicas brasileiras” possui porcentagem. Assim, o verbo pode concordar com o núcleo sintático “1%” ou com a expressão preposicionada “das músicas brasileiras”.
A alternativa (D) está errada, porque o sujeito “10% da música brasileira” possui porcentagem. Assim, o verbo pode concordar com o núcleo sintático “10%” ou com a expressão preposicionada “da música brasileira”.
A alternativa (E) é a correta, porque o sujeito “a menor parte das músicas brasileiras” possui a expressão partitiva “a menor parte de”. Assim, o verbo pode concordar com o núcleo sintático “parte” ou com a expressão preposicionada “das músicas brasileiras”.
Estratégia - prof Décio
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo