Tendo como referência a norma padrão e os elementos que cons...
Em um dia de 2013, um cabeleireiro da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, atendia mais um cliente e comentava com ele as notícias daquela semana. “Como é que pode aquela música horrível ganhar prêmio nos 'Melhores do Ano do Faustão'? Por isso, a música brasileira está acabando", reclamava o profissional. A música em questão era “Camaro Amarelo", cantada por Munhoz & Mariano, e o cabeleireiro não sabia, mas estava cortando os cabelos do compositor da canção.
Desde 2007, quando entrou nas paradas com “Locutor", na voz de Léo Magalhães, Bruno Caliman emplaca pelo menos uma música entre as dez mais tocadas do ano e já está acostumado a passar despercebido, enquanto os intérpretes ficam muito mais famosos que ele. Seu mais recente sucesso, “Domingo de Manhã", cantada por Marcos & Belutti, foi, em 2014, a mais tocada nas rádios, segundo relatório da empresa de monitoramento Crowley, e a terceira música mais procurada no Google.
O fato de não ser conhecido pelos fãs de suas músicas, no entanto, parece não incomodar o artista, que passa o dia compondo em seu quarto, em Teixeira de Freitas, município que tem pouco mais de 150 mil habitantes. “Sabe aquele cara que inventa um videogame em que todo o mundo se vicia, mas ninguém sabe o nome do inventor? É a mesma coisa", disse ele, por telefone, ao UOL.
Por Mariane Zendron. Disponível em:<http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/31/autor-de-hits-camaro-amarelo-e-dominho-de-manha-se-diverte-com-criticas.htm>. Acesso em: 06 out. 2015, fragmento.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito creio que esteja incorreto o dado pela banca. Ao meu ver a reposta correta seria a alternativa D.
Possui dois gabaritos.
Letra B, em que o pronome "suas" refe-se corretamente a um substantivo feminino no plural, "músicas".
Letra D, "onde", que é usado para indicar lugar, que no caso da assertiva é o "município".
Gabarito: B
Alternativa A: Não poderia ser substituído "no entanto" por "portanto", pois aquele é uma conjunção adversativa e este é conjunção conclusiva (logo, portanto, por conseguinte, por isso, assim...). A conjunção adversativa não marca uma condição natural do texto é o oposto.
Alternativa C: Não pode ser substituído o "que" pelo "no qual" no contexto apresentado. O "que" neste contexto tem sentido de "o qual" retoma o termo antecedente "artista".
Alternativa D: A redação proposta não é aceita. Só se admitem as seguintes substituíções: onde ---> em que / donde ----> de que / aonde ---> a que. Faltou o "em" antes do pronome "que" para poder substituir por "onde".
Alternativa E: Pronome relativo "cujo" nunca pode ser sucedido de artigo. O certo seria: ...cuja população (sem artigo).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo