Leia o caso clínico abaixo para responder à questão.Eduardo,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: MOVENS Órgão: HRSM-DF
Q1182432 Medicina
Leia o caso clínico abaixo para responder à questão.
Eduardo, 35 anos de idade, procurou atendimento médico com relato de que há um mês vem apresentando: palpitações taquicárdicas; fraqueza; astenia; edema de membros inferiores, que piora no final da tarde; aumento do volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial. Recentemente passou a notar redução da quantidade de urina. Sempre residiu em área rural, endêmica para tripanossomíase sul-americana. Não sabe informar quanto a hipertensão arterial, diabetes melito e outras doenças. Nega constipação. O exame clínico mostrou: paciente emagrecido, consciente, orientado, com pressão arterial de 120mmHg x 85mmHg, freqüência cardíaca de 95bpm e peso corporal de 52kg. Fundo de olho sem anormalidades. Pré-córdio calmo, ictus cordis no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, com 6cm de extensão, globoso e escalariforme (impulsão protodiastólica), ritmo cardíaco regular em 3 tempos, devido à 3.ª bulha, bulhas hipofonéticas, presença de sopro holossistólico, grau 3, mais bem audível em foco mitral, irradiado para a linha axilar posterior e de sopro holossistólico, grau 2, mais bem audível em foco tricúspide, sem irradiação, que se intensifica com a manobra de Rivero-Carvallo, presença de turgência jugular (com cabeceira a 45º) e onda V com amplitude aumentada (gigante) no pulso venoso jugular. Pulmões limpos. Abdome ascítico, fígado aumentado de volume, doloroso e pulsátil (pulsação sistólica hepática), palpável a 6cm abaixo da borda costal esquerda e a 4cm do apêndice xifóide. Edema de membros inferiores +3/+4, com sinal de Godet. Diurese de 24 horas = 400mL. O eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal, achatamento da onda P, baixa voltagem periférica, eixo do QRS a -60º, presença de bloqueio completo pelo ramo direito associado a bloqueio divisional ântero-superior esquerdo, presença de ondas T apiculadas e simétricas em derivações precordiais, extrassístoles ventriculares freqüentes e polimórficas. Hemograma completo sem alterações. Uréia = 120mg/dL e creatinina = 2,8mg/dL. Fração de excreção de sódio = 0,8%. Dosagens plasmáticas de sódio = 125mEq/L e de potássio = 6,1mEq/L.
Tendo como base os distúrbios hidreletrolíticos apresentados pelo paciente, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I – O paciente apresenta alterações eletrocardiográficas compatíveis com hipercalemia.
II – Trata-se de situação com hiponatremia hipertônica sintomática. 
III – Gluconato de cálcio, diuréticos de alça, inalação com agente beta-2 agonista, solução polarizante (glicose + insulina) e diálise são exemplos de opções terapêuticas que podem ser usadas para o tratamento dos distúrbios hidreletrolíticos apresentados por esse paciente. 
IV – Deve-se usar solução fisiológica a 0,9%, mantendo infusão de cerca de 1mEq/L/h de sódio para correção da hiponatremia.
Estão certos apenas os itens
Alternativas