A cocaína, alcaloide extraído da planta Erythroxylum coca, é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233695 Farmácia
A cocaína, alcaloide extraído da planta Erythroxylum coca, é uma substância com alto poder de indução de dependência em seus usuários. Existem diversas formas e padrões de uso desse alcaloide, condicionados à sua forma química (sal ou base livre), que geram características distintas em relação principalmente à toxicocinética nos usuários. Essa característica de conversão da cocaína da forma de sal para base livre (ou o contrário) é o conceito utilizado para os processos de extração e refino. Essa ideia também é utilizada com finalidade forense, para identificação preliminar de materiais suspeitos de conter cocaína. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para entender a questão, é importante compreender o conceito de que a cocaína pode existir em duas formas químicas: sal e base livre. Isso influencia tanto sua toxicocinética quanto suas propriedades físicas, como solubilidade e ponto de fusão. A forma química depende do pH do meio em que a cocaína se encontra.

Alternativa correta: E

A alternativa E está correta porque descreve precisamente como o pH do meio influencia a forma química da cocaína. Em um pH ácido, a cocaína tende a formar um sal hidrossolúvel, o que é comum na forma de cloridrato de cocaína, solúvel em água. Em um pH básico, a cocaína tende a estar na forma de base livre, que é lipossolúvel e pode ser volatilizada, sendo esta a forma geralmente utilizada no crack.

Análise das alternativas incorretas:

A - Esta alternativa está errada porque o crack não está na forma de sal, mas sim na de base livre. O cloridrato de cocaína, que é um sal, é geralmente aspirado, não fumado.

B - A cor gerada pela adição de tiocianato de cobalto para identificação preliminar de cocaína é azul, não vermelho-tijolo. Portanto, essa informação está incorreta.

C - O cocaetileno é um metabólito formado quando a cocaína e o álcool são consumidos juntos. Ele não é utilizado para diferenciar entre uso fumado ou aspirado de cocaína. Assim, esta alternativa está errada.

D - O início de ação da cocaína ao mascar folhas é, na verdade, mais lento que a forma aspirada. A absorção pela mucosa nasal é mais rápida em comparação à absorção oral. Portanto, esta afirmação também está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa e.

 Normalmente, há pouca concentração de Cloridrato de Cocaína no Crack, visto que, este sal é degradado quando esquenta. Com a adição de bicarbonato de sódio, o ponto de sublimação torna-se inferior ao ponto de degradação da substância, o que permite fumar ou inalar o vapor da droga, no caso o Crack.

 

a) A cocaína fumada (crack) está na forma de sal, normalmente como cloridrato de cocaína, sendo possível a existência de outros ânions, como o sulfato ou o nitrato, dependendo do tipo de ácido utilizado durante o processo de extração. ERRADO. Motivo: O crack é a cocaína na forma de base livre.

 

 b) A adição de tiocianato de cobalto a materiais que contenham cocaína na forma de sal é uma reação colorimétrica de identificação preliminar (com baixa seletividade) da cocaína. A reação positiva gera cor vermelho-tijolo. ERRADO. Motivo: A reação gera um complexo organometálico entre a cocaína e o cobalto de cor azul-turquesa.

 

 c) Usuários de cocaína fumada (crack) podem ser diferenciados laboratorialmente daqueles que utilizam a forma aspirada dessa droga por meio da identificação do metabólito cocaetileno na urina. ERRADO. Motivo: O cocaetileno é encontrado quando do uso concomitante de cocaína e etanol. O metabólito que indica o uso de crack é o metilecgonidina. 

 

 d) A cocaína, quando utilizada de forma oral (ato de mascar folhas da planta Erythroxylum coca), tem início de ação no sistema nervoso central muito mais rapidamente do que a forma aspirada, já que esta última depende de absorção pela mucosa nasal. ERRADO. Motivo: Na administração oral de cocaína, o pico de concentração plasmática ocorrerá entre 45-90 minutos, essa "demora" ocorre pq no meio ácido do estômago a cocaína é ionizada e, portanto, não está disponível para absorção. Já no uso intranasal, apesar de a cocaína ser lentamente absorvida devido a vasoconstrição local que provoca, o pico de concentração ocorre, em média, em 30 minutos. 

 

 e) A forma química de sal ou base livre da cocaína depende do pH do meio, que desloca o equilíbrio químico em direção à formação de uma forma ou de outra. Em pH ácido, o equilíbrio é deslocado para a formação de cocaína como sal hidrossolúvel. Em pH básico, esse equilíbrio encontra-se deslocado para a formação de cocaína como base livre, que é lipossolúvel. CORRETO.

a) A cocaína fumada (crack) esta na forma de base livre. O Cloridrato de cocaína é a coicaína pó, propriamente dita.

b) O Complexo organometálico que é criado com o teste com tiocinato de cobalto 0.5% gera uma cor AZUL-TURQUESA

c) Cocaetileno é identificado com o uso de etanol + cocaína.

d) Via oral torna a absorção mais lenta, quando comparada à forma inalatória.

e) Correto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo