As políticas recentes de Educação Especial têm indica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEPLAG-MG Prova: IBFC - 2013 - SEPLAG-MG - Pedagogia |
Q355677 Pedagogia
As políticas recentes de Educação Especial têm indicado as seguintes situações para a organização do atendimento:

( ) Integração plena na rede regular de ensino, somente apoiado em sala de recursos.

( ) Classe especial em escola regular, pelas dificuldades de integração dos alunos em salas de ensino regular, algumas escolas não optam pela organização de salas exclusivas ao atendimento de alunos com necessidades especiais.

( ) Escola especializada, destinada a atender os casos em que a educação integrada, não se apresenta viável, seja pelas condições do aluno, seja pelo do sistema de ensino.

Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - F-F-V. Agora, vamos entender o porquê dessa escolha, olhando para as políticas recentes de Educação Especial e como elas são aplicadas na prática.

A primeira afirmação sugere que a integração plena na rede regular de ensino só pode ser apoiada em sala de recursos. Isso não é verdadeiro porque a integração plena vai além do suporte em sala de recursos; ela envolve a participação do aluno em todas as atividades da escola regular com o apoio necessário, que pode incluir, mas não se limita à sala de recursos. Esse suporte pode ser em forma de um atendimento educacional especializado, adaptações curriculares, uso de tecnologias assistivas, entre outros.

A segunda afirmação fala sobre a existência de classes especiais em escolas regulares. De fato, algumas escolas podem optar por ter classes especiais, mas as políticas recentes incentivam a inclusão e o atendimento educacional especializado na própria sala de aula do ensino regular, sempre que possível. A ideia é promover a inclusão social e educacional, em vez de segregar os alunos com necessidades especiais.

Por fim, a terceira afirmação menciona a escola especializada como uma opção para os casos em que a educação integrada não é viável. Essa é uma verdade, pois, apesar de o objetivo ser a inclusão plena, reconhece-se que em situações muito específicas, quando as condições do aluno ou as limitações do sistema de ensino regular não permitem uma inclusão adequada, a escola especializada pode ser a alternativa mais apropriada para atender às necessidades desses alunos.

Portanto, as afirmações devem ser avaliadas como Falso, Falso e Verdadeiro (F-F-V), respectivamente, devido às políticas de inclusão e práticas educacionais que buscam sempre a integração do aluno com necessidades especiais no ambiente escolar regular, promovendo a inclusão e oferecendo suportes diversos para atender a essa demanda.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F) Integração plena na rede regular de ensino, somente apoiado em sala de recursos.

(F) Classe especial em escola regular, pelas dificuldades de integração dos alunos em salas de ensino regular, algumas escolas não optam pela organização de salas exclusivas ao atendimento de alunos com necessidades especiais. (tudo errado)

(V) Escola especializada, destinada a atender os casos em que a educação integrada, não se apresenta viável, seja pelas condições do aluno, seja pelo do sistema de ensino.

LEI 9394/96

Art. 58.  

§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

o que me fez errar foi achar que este final 'seja pelo sistema de ensino'. Por que na lei nao fala isso, fala apenas da condução do indivíduo. E até onde sei, a escola tem que se adequar ao aluno, e também é obrigada a atende-lo e ensiná-los, logo, nao tem essa do aluno ter que ir pra escola especializadas por que na escola regular nao teve o ensino ideal pra eles.

Eu estou certa ou eu quem pensei errado?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo