O desligamento do emprego deve ser desencorajado. O próprio ...
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.
Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
Vamos entender por que essa é a resposta correta.
O caso apresentado descreve uma situação em que Edna está vivenciando sintomas típicos de agorafobia. Esta condição é caracterizada por uma ansiedade intensa relacionada a estar em locais ou situações onde escapar pode ser difícil, ou onde a ajuda pode não estar disponível em caso de um ataque de pânico. Neste contexto, a ansiedade é acentuada quando Edna pensa em sair de casa sozinha.
A abordagem cognitivo-comportamental sugere técnicas específicas para lidar com esses medos, dentre elas a exposição ao estímulo temido. Essa técnica envolve a exposição gradual e controlada à situação que provoca ansiedade, com o objetivo de reduzir gradualmente a resposta de medo. Assim, o trajeto de casa para o trabalho pode ser uma oportunidade para aplicar essa técnica de exposição de maneira supervisionada e segura.
Justificativa para a alternativa correta:
A decisão de não incentivar Edna a se desligar do emprego é fundamentada na ideia de que evitar situações que provocam medo pode reforçar o ciclo de ansiedade. Ao contrário, continuar com sua rotina de trabalho pode ser usado como parte do tratamento, utilizando a técnica de exposição para ajudá-la a enfrentar e reduzir seu medo. Dessa forma, o trabalho não é visto apenas como uma fonte de estresse, mas como uma ferramenta terapêutica.
Por que a alternativa "E - errado" está incorreta:
Marcar a alternativa como errada implicaria que desencorajar Edna a deixar o emprego e usar a exposição como técnica terapêutica seria uma estratégia inapropriada. No entanto, como discutido, a exposição é uma abordagem essencialmente eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade, incluindo a agorafobia, e pode ser valiosa para ajudar Edna a enfrentar seu medo de sair de casa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo