Embora resultado de múltiplas causas, o atual estado de guer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307728 Conhecimentos Gerais
Gasolina sobe até 10% amanhã; encha o tanque até meia-noite

O consumidor tem até hoje à noite, 15/3/2002, para encher o tanque do carro. A gasolina fica 9,39% mais cara nas refinarias a partir da zero hora deste sábado. Para o consumidor, o reajuste será de 10%. É a segunda vez que a gasolina sobe neste mês. O último aumento para o consumidor foi de 2% no dia 2 de março. Segundo a PETROBRAS, desde o começo do mês, “a gasolina apresentou altas diárias, sucessivas, em todos os mercados mundiais". A PETROBRAS afirmou que a valorização do real em relação ao dólar permitiu que o reajuste no Brasil fosse inferior aos percentuais internacionais. Desde o início do ano, o mercado de gasolina é livre, e a PETROBRAS tem autonomia para definir o seu preço. Em janeiro, houve uma redução de 25% no preço do combustível nas refinarias e, para o consumidor, essa redução foi de 20%. A empresa estima que, com o novo reajuste, o preço da gasolina para o consumidor ainda acumulará neste ano uma queda de 15% em relação a 2001.

Internet: : <www.folha.com.br>. Acesso em 17/3/2002 (com adaptações).

Tendo em vista o CTB e o texto, julgue o item seguinte.
Embora resultado de múltiplas causas, o atual estado de guerra no Oriente Médio teve como fator determinante a decisão de Israel de ocupar militarmente os campos petrolíferos até então pertencentes aos palestinos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda a complexidade das causas dos conflitos no Oriente Médio, com foco em um suposto fator determinante: a decisão de Israel de ocupar militarmente campos petrolíferos palestinos. Vamos entender melhor o contexto e os conhecimentos necessários para resolver essa questão.

Primeiramente, é importante compreendermos que o Oriente Médio é uma região historicamente marcada por conflitos complexos e multifacetados. Esses conflitos envolvem diversas questões políticas, territoriais, religiosas e econômicas.

Nesse contexto, a Questão Palestina é uma das mais proeminentes. Ela se refere à disputa territorial entre palestinos e israelenses sobre a ocupação de terras na região que inclui Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza. Os palestinos reivindicam esses territórios como parte de um futuro estado palestino, enquanto Israel mantém controle sobre grande parte dessas áreas, especialmente após a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

O enunciado da questão sugere que o "estado de guerra" no Oriente Médio é determinado pela ocupação israelense de campos petrolíferos palestinos. No entanto, isso não é correto. Embora a ocupação de territórios palestinos por Israel seja um ponto central na disputa, os conflitos no Oriente Médio têm múltiplas causas:

  • Disputas territoriais e de fronteiras
  • Diferenças religiosas e étnicas
  • Intervenções estrangeiras
  • Interesses econômicos e estratégicos

Além disso, a questão dos recursos naturais, como o petróleo, é certamente um fator relevante na geopolítica da região, mas não especificamente na forma descrita na questão. Israel não ocupou campos petrolíferos palestinos como fator determinante dos conflitos.

Portanto, a alternativa correta é Errado (E). A guerra no Oriente Médio não pode ser atribuída exclusivamente à ocupação de campos petrolíferos pelos israelenses. A questão é, na verdade, resultado de uma combinação complexa de fatores históricos, políticos, religiosos e econômicos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ocupação de Israel se deu em terras sagradas, nada tem a ver com petróleo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo