Com relação a aspectos de liderança e motivação nas organiza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369308 Administração Geral
Com relação a aspectos de liderança e motivação nas organizações, julgue os próximos itens.

A motivação, segundo a teoria da equidade, ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais no trabalho.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A Teoria da Equidade, desenvolvida por John Stacey Adams, é um conceito fundamental no estudo da motivação e liderança nas organizações. Este modelo sugere que os indivíduos são motivados pela percepção de equidade ou justiça em sua relação de troca no ambiente de trabalho. De acordo com essa teoria, os trabalhadores comparam a relação entre os seus próprios insumos (como esforço, competência, tempo) e os resultados que recebem (como salário, reconhecimento) com as relações de insumos e resultados de outras pessoas.

Quando os indivíduos percebem desequilíbrio ou injustiça nessa comparação, podem sentir-se desmotivados ou insatisfeitos. Em contrapartida, a motivação pode surgir do desejo de restabelecer a equidade percebida. Isto é, as pessoas tendem a tomar medidas para corrigir o que percebem como desigualdades, seja buscando uma compensação maior pelos seus insumos, reduzindo seu nível de esforço ou alterando a sua percepção da situação.

Portanto, a afirmativa está correta ao indicar que a motivação, segundo a teoria da equidade, acontece quando as pessoas se esforçam para corrigir as situações de injustiça ou desigualdade, refletindo seus valores pessoais de justiça nas relações sociais no trabalho. As ações para restabelecer a equidade podem ser individuais ou coletivas e podem envolver mudanças tanto na percepção quanto no comportamento das pessoas.

Compreender a Teoria da Equidade é crucial para lideranças eficazes, pois auxilia na criação de ambientes de trabalho mais justos e motivadores. Líderes que se empenham em manter a equidade podem ajudar a promover não apenas a satisfação, mas também a produtividade e o comprometimento da equipe.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a Teoria da Eqüidade, cada pessoa tenderia a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ele. Nesta comparação, está implícita a busca de um tratamento justo, ou, como colocam os teóricos, a busca da eqüidade (BERGAMINI, 1997). Na interpretação de Robbins  (2002), os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho - as entradas (esforço, experiência, educação, competência) e os resultados obtidos (remuneração, aumentos, reconhecimento) - e as entradas e resultados dos outros. Quando eles percebem que as relações são desiguais, eles experimentam uma tensão de eqüidade. Esse estado de tensão negativa oferece motivação para uma ação corretora (ADAMS apud ROBBINS, 2002).

Fonte : http://www.aedb.br/seget/artigos06/534_SEGET_Teorias_%20de_%20motivacao.pdf


Resposta Certa!

Teoria da Equidade 
Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra. 
A contribuição desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo. A percepção individual de eqüidade na distribuição destas recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos principais de referências: 
- A própria pessoa, numa posição ou situação diferente na mesma organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual. 
- A própria pessoa, numa situação diferente em outra organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual. 
- Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização. 
- Outra pessoa ou grupo de pessoa, em organizações diferentes. 
Estas medidas de comparação percebidas pelo indivíduo não resultam em conflitos no trabalho, haja vista que prevalece a eqüidade do comportamento, todavia, se há falta de isonomia no trato das pessoas, ter-se-á implicações motivacionais para a organização. 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teorias-motivacionais/22665/

Para mim essa questão abordou um assunto de Gestão de Pessoas com estilo de questão de direito... Tá certa, mas bem inapropriado

A TEORIA DA EQUIDADE (Adams) afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com ele, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. a teoria especifica condições sob as quais ocorrerá, condições essas que os funcionários deverão reduzir. Acredita-se que, quando uma pessoa avalia o resultado do próprio trabalho, qualquer diferença percebida em relação ao dos outros é um estado de consciência motivador.

Fonte: Livro "Gestão de Pessoas Para Concursos", de Andréia Ribas.

Gab. Certo

Paulo Rocha viajou no comentário dele...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo