"As leis são como teias de aranha: quando algo leve cai nela...
Assinale a alternativa que mostra o comentário inadequado sobre os constituintes desse pensamento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opção CORRETA, letra "D". (o comentário inadequado)
Inicialmente, vejamos o trecho...
"As leis são como teias de aranha: quando algo leve cai nelas, fica retido, ao passo que se for algo maior, consegue rompê-las e escapar" (Solon)
Agora as opções...
a) Ocorre nesse pensamento uma comparação entre as leis e as teias de aranha. SIM. O autor uma uma analogia para expressar sua concepção sobre o tema.
b) A frase “quando algo leve cai nelas” fala de um fato potencial. SIM. O termo "quando" denuncia valor de algo suscetível de existir ou acontecer, mas sem existência confirmada ou real (potencialidade).
c) “Algo leve” e “algo maior” são termos de sentido oposto. SIM. Se tomados individulamente, estes termos não chegam a ser antônimos perfeitos (como alto e baixo, seco e molhado etc), mas devido ao contexto trazem claro valor de contrariedade mútua.
d) O pronome “las” refere-se ao termo anterior “leis”. NÃO. O pronome "las" retoma referência de "teias de aranha", visto que o rompimento destas é que permite escapar algo maior. Veja: "As leis são como teias de aranha: quando algo leve cai nelas (cai nas teias), fica retido, ao passo que se for algo maior, consegue rompê-las (romper as teias) e escapar".
e) A frase alude a certa deficiência da justiça. SIM. O autor apresenta com sua concepção uma falha grave ao demonstra, analogamente, que algo maior (crimes, fraudes, infrações, esquemas ilícitos mais complexos, defesas mais elaboradas) acaba "escapando" à trama da legislação e organização judicial.
A QUESTÃO MAIS CAPCIOSA QUE EU VI ATÉ AGORA:
Pra mim as caracteristicas se referem à LEIS.
Veja, se eu falo: Cristiano Ronaldo é diferente de Messi: tem nacionalidade portuguesa, nunca jogou pelo barcelona e fez sucesso no Real Madri.
Se eu falo: Cristiano Ronaldo é diferente de Messi: tem nacionalidade argentina, nunca jogou pelo Real Madri e fez sucesso no Barcelona. (fica parecendo que eu to me referindo ao Cristiano Ronaldo)
Da mesma forma funciona para comparar as semelhanças. MINHA ALIMENTAÇÃO É COMO A DE UM ATLETA (a partir daqui eu vou enumeras as carcteristicas que fazem a minha alimentação ser como a de um atleta.)
A letra B: não se fala de um fato em portêncial.
Ex: Quando vou à praia, fico feliz.
Isso não é fato em potencial, isso é fato constatado, podendo indicar até reincidência.
Quando eu for a praia, ficarei feliz. (aí sim, é um fato em portencial)
FGV definitivamente não dá.
O pronome "las" retoma "teias".
Se algo rompe, rompe alguma coisa... nesse caso, serão as teias.
Henrique Albuquerque tá arrumando chifre em cabeça de cavalo
Nunca vi uma questão assim!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo