A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 205, garante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2043728 Direito Constitucional
A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 205, garante a Educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Essa afirmativa objetiva: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O tema central da questão é a Educação como direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, especificamente no Artigo 205. Este artigo estabelece que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da pessoa, preparar para a cidadania e qualificar para o trabalho.

Vamos entender melhor esse conceito:

No contexto do direito constitucional, a educação é vista como um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O foco está no desenvolvimento completo do indivíduo, não apenas em termos de conhecimento acadêmico, mas também na formação de cidadãos conscientes e capacitados para atuar no mercado de trabalho.

A alternativa B é a correta porque reflete precisamente os objetivos descritos no Artigo 205 da Constituição. A educação deve favorecer o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para exercer sua cidadania de maneira plena e qualificar para o trabalho.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - o pleno desenvolvimento compartimentalizado e segmentado em todos os momentos da prática social. Esta opção está incorreta porque a educação, conforme a Constituição, não deve ser compartimentalizada ou segmentada, mas sim promover um desenvolvimento integrado e contínuo.

C - uma formação estratégica para os indivíduos e as famílias nos lares. A alternativa C limita o âmbito da educação ao ambiente familiar, enquanto a Constituição prevê a educação como uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e a família, com um alcance muito mais amplo.

D - uma centralização como sujeito fora do contexto familiar e da empresa. Esta opção sugere uma centralização que não existe nos objetivos educacionais constitucionais. A educação não deve excluir o contexto familiar e profissional, mas sim integrá-los.

E - o pleno fortalecimento do desenvolvimento individual do sujeito para agir em sociedade. Embora parte do objetivo da educação seja fortalecer o desenvolvimento individual, a alternativa não menciona o preparo para a cidadania e a qualificação para o trabalho, que são elementos fundamentais do artigo constitucional em questão.

Para interpretar adequadamente questões como esta, preste atenção nas palavras-chave que remetem diretamente ao texto constitucional. Busque entender o contexto geral do artigo mencionado e faça a correlação com as opções. Isso ajuda a evitar pegadinhas e a responder com confiança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B - o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

GAB-B

o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

LETRA SECA DE LEI.

A GRANDEZA NÃO CONSISTE EM RECEBER HONRAS, MAS EM MERECÊ-LAS!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo