Os atos administrativos se dividem em atos vinculados e dis...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A propósito, os atos discricionários são aqueles em que a lei estabelece certa margem de liberdade para que o agente público possa, no caso concreto, mediante critérios de conveniência e oportunidade, adotar a providência que melhor atenda ao interesse público.
De seu turno, os atos vinculados caracterizam-se pelo fato de que a lei fixa, com máxima objetividade, todos os seus elementos, sem espaço para juízos baseados em conveniência e oportunidade.
Assim sendo, vejamos cada item da questão:
a) Errado:
Uma vez preenchidos os requisitos legais, o indivíduo faz jus à aposentadoria, de modo que a Administração não tem margem para negá-lo. Trata-se, portanto, de ato vinculado.
b) Errado:
O alvará é o instrumento, ou seja, a forma por meio da qual é expedido o ato negocial de licença, que se caracteriza por ser um ato vinculado, porquanto, presentes os requisitos legais, o ente estatal deve, necessariamente, deferir o pedido que lhe foi apresentado.
c) Errado:
Uma vez praticada infração disciplinar passível de demissão, em sendo comprovado seu cometimento, em regular processo administrativo disciplinar, a autoridade competente não tem outra alternativa, a não ser impor a reprimenda cabível, de sorte que o ato punitivo em tela assume feição vinculada.
d) Certo:
Aqui, de fato, estamos diante de exemplo de ato discricionário. No ponto, a concessão de uso de bem público, de modo privativo por um particular, submete-se a critérios de conveniência e oportunidade, não havendo direito subjetivo à tal utilização. Cabe à autoridade competente avaliar se a utilização pretendida irá atender, ou não, ao interesse coletivo.
e) Errado:
Por fim, a aplicação de multa de trânsito ao condutor de veículo automotor constitui ato vinculado, uma vez que, constatada o cometimento da infração, a autoridade competente não tem margem para punir ou não punir. Trata-se de genuíno poder-dever de agir, sob pena de sua omissão se revelar ilícita e passível de responsabilização.
Gabarito do professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito correto: Letra D
CLIQUEM NO BOTÃO DE NOTIFICAR ERRO PARA QUE SEJA CORRIGIDO O QUANTO ANTES.
Se vc errou, então acertou.
olha o se então operando. RS
Resposta correta, letra D
MEU DEUS, 3 OU 4 QUESTÃO DESTA PROVA COM GABARITO ERRADO!!!!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo