Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...
( ) O autor propõe que a reflexão sobre o meio ambiente deve se pautar em uma perspectiva interdisciplinar que contemple a educação ambiental e a relação entre o meio natural e o social.
( ) O texto defende um novo perfil de desenvolvimento sustentável que tensione os valores e comportamentos centrados na dinâmica econômica do desenvolvimento.
( ) Para se produzir uma nova racionalidade sobre o meio ambiente é preciso manter um pensamento linear e lógico, de forma a se identificar e compreender as causas efetivas do desequilíbrio ambiental.
( ) A educação ambiental pouco contribui para a resolução dos problemas em uma sociedade de risco, pois ela carece de uma orientação pragmática e emergencial.
( ) A compreensão dos riscos socioambientais exige uma perspectiva plural e ampliada, que seja capaz de avaliar seus efeitos em diferentes esferas, como a química, a nuclear e a genética.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA - A
( ✔) O autor propõe que a reflexão sobre o meio ambiente deve se pautar em uma perspectiva interdisciplinar que contemple a educação ambiental e a relação entre o meio natural e o social.
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma articulação com a educação ambiental, numa perspectiva interdisciplinar.
A realidade contemporânea exige uma reflexão cada vez menos linear, e isso se produz na inter-relação dos saberes e das práticas coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante da reapropriação da natureza, com vistas a um desenvolvimento sustentável.
(✔ ) O texto defende um novo perfil de desenvolvimento sustentável que tensione os valores e comportamentos centrados na dinâmica econômica do desenvolvimento.
Podemos compreender pelo fragmento:
Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, priorizando um novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.
( ❌ ) Para se produzir uma nova racionalidade sobre o meio ambiente é preciso manter um pensamento linear e lógico, de forma a se identificar e compreender as causas efetivas do desequilíbrio ambiental.
A realidade contemporânea exige uma reflexão cada vez menos linear, e isso se produz na inter-relação dos saberes (...)
( ❌) A educação ambiental pouco contribui para a resolução dos problemas em uma sociedade de risco, pois ela carece de uma orientação pragmática e emergencial.
Errado! O autor defende uma a todo tempo que a educação ambiental seja abordada juntamente com outras áreas do conhecimento.
de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva integradora.
(✔ ) A compreensão dos riscos socioambientais exige uma perspectiva plural e ampliada, que seja capaz de avaliar seus efeitos em diferentes esferas, como a química, a nuclear e a genética.
Essa perspectiva plural relaciona-se aos pontos em que o autor defende uma inter- relação entre as áreas do saber.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo