De acordo com a Constituição Federal vigente, a instituição ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão versa sobre o Ministério Público e encontra previsão expressa no art. 127 da CF/88, que assim dispõe:
Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
O Ministério Público é órgão constitucional independente e autônomo, considerado instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
De acordo com a CF/88, são princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade a independência funcional. Atua através de ramos distintos, que oficiam perante órgão judiciais também distintos.
A. Ministério Público.
GABARITO: LETRA A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
♦ M.P: é uma instituição independente, essencial à função jurisdicional do Estado. (não integra executi. Legisl. Ou jud.)
- Crimes na esfera trabalhista, mesmo em âmbito federal, será de competência do M.P.E. Só será da competência do M.PF quando: 1) direito dos trabalhadores coletivamente considerados; ou 2) organização geral do trabalho.
- Princípios Institucionais: Unidade, Indivisibilidade e Independência Funcional.
- O Ministério Público do Trabalho (MPT) é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores.
- § 5º Se a proposta orçamentária de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do § 3º, o Poder Executivo procederá aos ajustes necessários para fins de consolidação da proposta orçamentária anual.
- -CNMP: - CNMP = Cinco + Nove = 14 membros; nomeados pelo Presidente da República
♦ fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público. (controle externo)
- Resumo sobre quem decide o conflito de atribuições entre membros do Ministério Público:
MPE do Estado 1 Vs MPE do Estado 1 - Procurador-Geral de Justiça do Estado 1
MPF Vs MPF - CCR (Câmara de Coordenação e Revisão), com recurso ao PGR
MPU (ramo 1) Vs MPU (ramo 2) - - Procurador-Geral da República
MPE Vs MPF - CNMP
MPE do Estado 1 Vs MPE do Estado 2 - CNMP
=============================================================================================
Aos colegas que precisam de ajuda com materiais, eu tenho de todas as matérias feitos por mim, através de 26 mil questões. Quem precisar, manda o e-mail no meu insta, que terei o prazer em passar de graça
Intas: lucas_araujoalencar
Espero que ajude vocês! Fiz de coração. =)
GAB. A
O Ministério Público, consoante o art. 127, caput, da Constituição Federal, é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.
Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo