A teoria dos dois fatores, proposta por Frederick Herzberg, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, estudante! Vamos entender melhor a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg e identificar a alternativa incorreta na questão apresentada.
A alternativa correta é a Alternativa A, pois ela está incorreta.
A Teoria dos Dois Fatores, proposta por Frederick Herzberg, é também conhecida como Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais ou Teoria da Higiene-Motivação. Esta teoria busca explicar a motivação no ambiente de trabalho e distingue dois grupos principais de fatores:
- Fatores Higiênicos (ou Insatisfacientes): Relacionados ao contexto do trabalho, ou seja, ao ambiente em que o trabalho é realizado. Exemplos incluem: salário, políticas da empresa, condições de trabalho, segurança no emprego e relações interpessoais. Esses fatores, quando ausentes ou inadequados, podem causar insatisfação, mas sua presença não necessariamente motiva o trabalhador.
- Fatores Motivacionais: Relacionados ao conteúdo do trabalho, como realização pessoal, reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional. Esses fatores têm o potencial de gerar satisfação e motivar os indivíduos quando presentes, mas sua ausência não necessariamente causa insatisfação.
Agora, vamos analisar brevemente cada alternativa:
Alternativa A: Incorreta - Para Herzberg, satisfação e insatisfação são conceitos bidimensionais e independentes, cada um representado por contínuos distintos. Ou seja, a ausência de insatisfação (fatores higiênicos) não implica necessariamente em satisfação (fatores motivacionais), e vice-versa.
Alternativa B: Correta - Os fatores higiênicos estão realmente associados com o contexto do trabalho, envolvendo aspectos do ambiente de trabalho.
Alternativa C: Correta - De acordo com a teoria, a insatisfação está mais relacionada ao ambiente de trabalho do que à natureza do trabalho em si.
Alternativa D: Correta - Fatores higiênicos incluem elementos como salário, políticas organizacionais, estilo de supervisão, condições de trabalho, segurança no emprego e relações interpessoais.
Alternativa E: Correta - Fatores motivacionais estão relacionados ao conteúdo do trabalho, como realização, reconhecimento, responsabilidade e crescimento profissional.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e a entender por que a alternativa A é a incorreta. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work). Tal teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam.
Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos(os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.
Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
Fatores higiênicos: Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Fatores Motivacionais: Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos
http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
a) Para Herzberg, a satisfação no trabalho é um conceito unidimensional que varia do sim ao não. Suas conclusões indicam que satisfação e insatisfação são conceitos unidimensionais representados por dois contínuos dependentes (não são dependentes um do outro, pois para Herzberg, o oposto de satisfação é a não satisfação e o oposto de insatisfação é a não insatisfação, mas o contrário de satisfação não é a insatisfação nem o oposto de insatisfação é a satisfação).
São bidimensionais!
São independentes!
Não posso afirmar continuidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo