Entre os diversos tipos de sistemas construtivos, aqueles a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2383567 Arquitetura
Entre os diversos tipos de sistemas construtivos, aqueles associados com soluções alternativas sustentáveis procuram tornar as construções mais eficientes e integradas ao meio ambiente. Por exemplo, construções que utilizam terra como material construtivo apresentam, por várias razões, baixo custo ambiental. Com relação à técnica construtiva denominada como adobe e tendo como base a norma NBR 16814, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o tema central da questão, que é a técnica construtiva utilizando o adobe. Esta técnica é uma forma de construção sustentável, pois utiliza materiais naturais e tem baixo impacto ambiental. O adobe é um bloco de barro moldado e seco ao ar, uma solução que tem sido utilizada há séculos em diversas culturas ao redor do mundo.

De acordo com a NBR 16814, que aborda as especificações para esse tipo de construção, o adobe é definido como um bloco de barro moldado e seco ao ar, feita de uma mistura de terra (argila), água e, muitas vezes, palha.

Alternativa Correta: A

A alternativa A está correta, pois define precisamente o que é o adobe conforme a norma mencionada. O adobe é, de fato, um bloco de barro moldado e seco ao ar, sem a necessidade de queima, o que reforça seu caráter sustentável.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

Alternativa B: A recomendação de que o adobe tenha formato de um cubo não é correta. Na prática, o adobe geralmente é moldado em formas retangulares, e não cúbicas. Isso facilita o assentamento e a estabilidade das paredes.

Alternativa C: O adobe não deve ser vazado para passagem de tubulações. Tradicionalmente, ele é um bloco maciço. O uso de furos poderia comprometer a resistência estrutural dos blocos.

Alternativa D: Solos contendo material orgânico não são ideais para a produção de adobe. Materiais orgânicos podem comprometer a durabilidade e a integridade do bloco após a secagem.

Alternativa E: Embora o uso de argamassa de cimento e areia possa ser prática comum em outros tipos de alvenaria, para o assentamento de adobe, utiliza-se geralmente uma mistura de barro, promovendo uma maior compatibilidade entre os materiais.

Ao responder questões sobre técnicas construtivas, é essencial lembrar das definições normativas e das características dos materiais. A leitura cuidadosa do enunciado e das alternativas muitas vezes revela detalhes que indicam a resposta correta ou as incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a NBR 16814/20 - Adobe — Requisitos e métodos de ensaio:

3 Termos e definições

Para os efeitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e defnições.

3.1 Adobe: Bloco de barro, moldado e seco ao ar.

4.3 Forma e dimensões do adobe

4.3.1 Recomenda-se que o adobe tenha a forma externa de um paralelepípedo retangular, sendo suas dimensões nominais ajustadas às seguintes condições, de acordo com a Figura 1:

4 Requisitos

4.1 Materiais

c) não utilizar solos orgânicos (ou contendo matéria orgânica em decomposição) ou com comportamento expansivo.

4.7 Argamassa de assentamento

4.7.3 Não pode ser empregada argamassa de cimento e areia para assentamento.

LETRA A

Complementando o comentário do colega, sobre a alternativa C:

C) O adobe deve ser vazado, devendo ter um fu.ro perpendicular à face de assentamento, para passagem de tubulações, devendo o diâmetro do fu.ro ser de, no mínimo, metade da largura do adobe.

  • 4.3.4 O adobe deve ser maciço, sendo permitidos um ou dois fu.ros perpendiculares à face de assentamento, para passagem de tubulações ou grauteamento para reforço estrutural. O diâmetro do fu.ro (d) deve ser de no máximo metade da largura do adobe, conforme a Figura 2.

Questão boa para relembrar outras técnicas: 

Entre as inúmeras técnicas de construção com terra encontradas ao redor do mundo, destacam-se três, que foram introduzidas no Brasil pelos colonizadores portugueses, no século XVI: 

— taipa (ou taipa de pilão): solo predominantemente arenoso, com umidade próxima ao teor de umidade ótima de compactação, compactado em camadas no interior de formas móveis (taipal), conformando paredes consideradas monolíticas; 

— adobe: solo arenoargiloso, em estado plástico firme (barro), moldado em formas, desmoldado logo em seguida e colocado para secar naturalmente, para produção de elementos de alvenaria (blocos ou tijolos); e, 

— p@u a pique (ou taipa de mão, ou taipa de sopapo, ou técnica mista): solo argiloso, em estado plástico mole, preenchendo os espaços formados por um entramado de madeira de pequena seção (fxado em uma estrutura de pilares e vigas de madeira), aplicado em várias camadas, intercaladas por processo de secagem.

NBR 16814

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo