Fisioterapeuta é condenada a indenizar pa...
Fisioterapeuta é condenada a indenizar paciente
que fraturou perna durante sessão
[6/8/2014] Em decisão monocrática, o juiz José Carlos de Oliveira, em substituição ao desembargador Carlos Alberto França, condenou uma fisioterapeuta a pagar indenização a um paciente por fraturar a perna dele durante uma sessão de tratamento. O homem receberá R$ 12.450 de indenização por danos morais e R$ 3,2 mil por danos materiais.
A ação foi julgada favoravelmente ao paciente, em primeiro grau, na comarca de Jataí, mas a profissional recorreu, pedindo para diminuir os valores arbitrados. Contudo, o juiz manteve, sem reformas, a decisão. Para o magistrado, ficou comprovado “o ato imprudente praticado pela fisioterapeuta, por ter descumprido a determinação prescrita pelo médico ortopedista, em razão da gravidade das lesões sofridas pelo homem”.
Consta dos autos que o paciente foi orientado a se submeter a sessões de fisioterapia, após uma fratura na perna. Contudo, na quarta vez, ele sofreu nova fratura, em razão do exercício errado proposto pela profissional. A fisioterapeuta havia pedido que o homem ficasse de pé e realizasse alongamento da musculatura posterior da coxa. Contudo, tal movimento representou grande sobrecarga sobre o osso fraturado, indo ao contrário de todas as determinações prescritas claramente pelo médico.
Disponível em:<http://www.tjgo.jus.br> . Acesso em: 2 jan. 2019, com adaptações.
Com base na análise da notícia apresentada e nos
conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta.
Esta questão trata de uma situação em que uma fisioterapeuta foi condenada por realizar um procedimento inadequado que resultou em uma nova fratura no paciente. O cenário descrito exige que o candidato compreenda aspectos importantes sobre o tratamento de fraturas, o uso de cinesioterapia e condutas adequadas no contexto da fisioterapia ortopédica.
Justificativa da alternativa correta:
A - O alongamento poderia ser realizado nesse caso; porém, se o movimento tivesse sido feito em decúbito dorsal, teria o risco de complicações minimizado.
A alternativa está correta porque ao mencionar a posição de decúbito dorsal, sugere-se uma prática que poderia minimizar o risco de sobrecarga no osso fraturado. A posição de decúbito dorsal estabiliza melhor a perna, evitando cargas excessivas sobre o osso, o que é crucial em casos de fratura recente ou sem consolidar. Realizar alongamentos na posição errada, ou de maneira inadequada, pode agravar lesões, como ocorreu neste caso.
Análise das alternativas incorretas:
B - A conduta realizada pela profissional está inadequada, pois, no tratamento de fraturas, deve-se explorar somente o uso de agentes eletrofísicos, e nunca a cinesioterapia.
Essa alternativa é incorreta porque, na prática clínica, a cinesioterapia é uma parte fundamental do tratamento da reabilitação de fraturas. O uso de agentes eletrofísicos pode ser complementar, mas não se exclui a cinesioterapia, que é vital para a recuperação funcional.
C - A fratura foi uma intercorrência normal, que pode ocorrer durante qualquer atendimento. O importante é ter cautela durante as condutas.
Esta opção é inadequada porque não trata a fratura como um evento normal ou esperável na fisioterapia. A ocorrência de fratura por erro de procedimento é uma situação que deve ser evitada com planejamento e execução cuidadosa das terapias.
D - Certamente a causa da fratura foi a consolidação inadequada, provavelmente por uma iatrogenia da equipe médica.
Essa alternativa responsabiliza inadequadamente a equipe médica, desviando a responsabilidade da fisioterapeuta que realizou uma manobra inadequada. Não há evidências no texto que suportem a alegação de iatrogenia médica como causa direta da fratura.
E - As fraturas da tíbia, independentemente do método de fixação utilizado, exigem repouso prolongado sem descarga de peso.
Embora repouso e descarga de peso controlada sejam comuns no tratamento de fraturas da tíbia, essa opção é simplista e não abrange a variedade de métodos e progressões possíveis no tratamento de fraturas, que podem incluir mobilização precoce em alguns casos, dependendo das recomendações médicas específicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo