A insuficiência do músculo tibial posterior ocasiona a forma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q281755 Medicina
Com relação a alterações degenerativas osteoarticulares, julgue o
item subsecutivo.
A insuficiência do músculo tibial posterior ocasiona a formação de pé plano assimétrico, cujas características são: valgo do retropé, abdução do mediopé e pronação do antepé.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a opção C - certo.

Esta questão aborda a insuficiência do músculo tibial posterior e suas consequências no desenvolvimento do pé plano adquirido do adulto, também conhecido como “pé plano assimétrico”. Para compreender completamente a questão, é necessário entender o papel que o músculo tibial posterior desempenha na estabilização do arco medial do pé.

O músculo tibial posterior é fundamental para manter o arco longitudinal do pé. Quando ocorre a sua insuficiência ou ruptura, há uma perda de suporte, resultando no colapso do arco medial, o que caracteriza o pé plano. Este colapso leva a um conjunto de alterações na anatomia dos pés, que são descritas no enunciado.

Vamos detalhar as características mencionadas:

  • Valgo do retropé: A parte posterior do pé (retropé) inclina-se para fora, com o calcâneo girando em direção lateral.
  • Abdução do mediopé: O mediopé desloca-se lateralmente, assim, o pé parece alargar.
  • Pronação do antepé: O antepé (parte frontal) inclina-se para dentro, aumentando a superfície de contato do pé no chão.

Essas alterações são características do pé plano adquirido do adulto por insuficiência do tibial posterior, confirmando que a descrição contida na questão está correta.

Não há alternativas incorretas para discutir, pois a questão pede para julgar se a afirmação é certa ou errada, e como já abordado, ela está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo