As crianças com DM1 apresentam maior risco de desenvolver do...
As crianças com DM1 apresentam maior risco de desenvolver doenças autoimunes associadas. Quais?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo e doença celíaca.
O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta do pâncreas, levando à deficiência de insulina. Crianças com DM1 têm um risco aumentado de desenvolver outras doenças autoimunes devido a predisposições genéticas e mecanismos imunológicos comuns.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa E está correta. Tireoidite de Hashimoto e hipotireoidismo são condições relacionadas e frequentemente coexistem em pacientes com DM1 devido à presença de autoanticorpos contra a tireoide. A doença celíaca também é uma condição autoimune comum em indivíduos com DM1, causada pela intolerância ao glúten que leva a danos intestinais.
Análise das alternativas incorretas:
A - Miastenia gravis, hipotireoidismo e vitiligo: Embora o hipotireoidismo seja comum, a miastenia gravis e o vitiligo são menos frequentemente associados ao DM1 que a doença celíaca.
B - Síndrome de Sjögren, hipotireoidismo e Lúpus: A síndrome de Sjögren e o Lúpus são doenças autoimunes, mas não são tão comuns em pacientes pediátricos com DM1 quanto a doença celíaca e a tireoidite de Hashimoto.
C - Esclerose múltipla, hipotireoidismo e doença de Crohn: A esclerose múltipla e a doença de Crohn são condições autoimunes, mas não são frequentemente associadas ao DM1 em crianças.
D - Tireoidite de Hashimoto, Síndrome de Sjögren e doença celíaca: Embora tireoidite de Hashimoto e doença celíaca sejam comuns em DM1, a Síndrome de Sjögren é menos comum em comparação com o hipotireoidismo.
Compreender as associações entre DM1 e outras doenças autoimunes é fundamental para o diagnóstico e manejo adequados das comorbidades nesses pacientes. A atenção às condições mais prevalentes permite um monitoramento mais eficaz e intervenções precoces.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo