A espirometria é uma das ferramentas diagnósticas mais util...
A espirometria é uma das ferramentas diagnósticas mais utilizadas na avaliação funcional respiratória, constituindo um exame de ampla aplicabilidade e reprodutibilidade na grande maioria dos pacientes. Além dos valores obtidos de fluxos e volumes, a análise da morfologia da curva expiratória e inspiratória também traz informações diagnósticas importantes.
Em relação à espirometria, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Alternativa B: Esta alternativa está correta. A espirometria, de fato, envolve a análise da curva fluxo-volume, que é uma representação gráfica do fluxo respiratório em relação ao volume durante uma manobra de Capacidade Vital Forçada (CVF). A comparação com a curva prevista ajuda a identificar padrões respiratórios, como os padrões obstrutivos, que indicam diminuição do fluxo aéreo, ou padrões restritivos, que refletem uma diminuição nos volumes pulmonares. Além disso, a avaliação da resposta ao broncodilatador permite identificar a reversibilidade de uma obstrução das vias aéreas.
Alternativa A: Embora a espirometria seja amplamente utilizada em diversas áreas, como diagnóstico clínico e avaliação pré-operatória, a alternativa não especifica corretamente a principal função da espirometria apresentada na questão, que é a análise da curva fluxo-volume para padrões obstrutivos ou restritivos.
Alternativa C: Essa alternativa descreve incorretamente o distúrbio ventilatório obstrutivo. Na verdade, um distúrbio obstrutivo é caracterizado por uma redução na relação VEF1/CVF, não pela redução da capacidade pulmonar total, que é mais associada aos distúrbios restritivos.
Alternativa D: A relação VEF1/CV é mais relevante para o diagnóstico de distúrbios obstrutivos, não restritivos. Nos distúrbios obstrutivos, essa relação está diminuída devido à redução do VEF1. Para distúrbios restritivos, a capacidade pulmonar total (CPT) é reduzida.
Alternativa E: Embora o VEF1 e o PFE sejam usados na avaliação da asma, a classificação mencionada está incorreta. Os valores abaixo de 50% sinalizam uma doença não controlada, e a classificação de "parcialmente controlada" emerge com valores entre 60-80%, dependendo de outros fatores clínicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - ESPIROMETRIA SERVE COMO PROVA DE FUNÇÃO PULMONAR, AVALIANDO FLUXOS E VOLUMES PULMONARES
B - CORRETA
C- PARA DOENÇA OBSTRUTIVA HÁ REDUÇÃO NO VOLUME EXPIRATORIO FORÇADO NO PRIMEIRO SEGUNDO E NÃO DA CAPACIDADE, ALÉM DISSO A RELAÇÃO VEF1/CVF ESTÁ DIMINUIDA E NÃO NORMALIZADA COMO DIZ NA ALTERNATIVA. ESSA ALTERNATIVA ESTARIA CORRETA SE ESTIVESSE DEFININDO SOBRE A DOENÇA RESTRITIVA
D - A RELAÇÃO SERIA VEF1/CVF E ELA ESTÁ MAIS LIGADA AO DIAGNOSTICO DE DOENÇA OBSTRUTIVA E NÃO DA RESTRITIVA.
E - VALORES ABAIXO DE 50% ESTÁ MUITO ABAIXO PARA QUALQUER DOENÇA PULMONAR, E NA ALTERNATIVA FALA SOBRE CONTROLE DA DOENÇA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo