Quanto ao posicionamento do STF acerca do estatuto constitu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito "D", na minha opinião, se você sabe um pouco sobre racismo, não precisaria nem saber o entendimento do STF, só saber interpretar as alternativas.✔️
Equiparação das descriminações , condutas homofóbicas e transfóbicas que envolvam aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero a Lei de Racismo !
Gabarito: LETRA “D”
a) Não se restringe a cor da pele e outros traços fenotípicos. Destaca-se que o conceito de “raça” é amplo e não está limitado a uma definição biológica. Em outras palavras, o conceito de raça não exige que as pessoas possuam as mesmas características genéticas, tais como cor do cabelo, dos olhos e da pele (LAURIA, Mariano Paganini. ob. cit., p. 534). “A divisão dos seres humanos em raças resulta de um processo de conteúdo meramente político-social.” (Min. Maurílio Correia no HC 82424, julgado pelo STF em 17/09/2003).
b) É abarcado.
- Art. 1º, da Lei nº 7716/89: Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
- Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância: A discriminação racial pode se basear na: raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica (Apenas para fins comparativos, a Convenção não inclui religião).
c) Se aplica. O crime de injúria racial, espécie do gênero racismo, é imprescritível. STF. Plenário. HC 154248/DF, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 28/10/2021 (Info 1036). A denominada injúria racial é mais um delito no cenário do racismo, sendo, portanto, imprescritível, inafiançável e sujeito à pena de reclusão. STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1849696/SP, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, julgado em 16/06/2020.
d) CORRETO.
e) Traduz expressão de racismo e não configura ofensa ao princípio da reserva legal em matéria penal.
O conceito de racismo, compreendido em sua dimensão social, projeta-se para além de aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos, pois resulta, enquanto manifestação de poder, de uma construção de índole histórico-cultural motivada pelo objetivo de justificar a desigualdade e destinada ao controle ideológico, à dominação política, à subjugação social e à negação da alteridade, da dignidade e da humanidade daqueles que, por integrarem grupo vulnerável (LGBTI+) e por não pertencerem ao estamento que detém posição de hegemonia em uma dada estrutura social, são considerados estranhos e diferentes, degradados à condição de marginais do ordenamento jurídico, expostos, em consequência de odiosa inferiorização e de perversa estigmatização, a uma injusta e lesiva situação de exclusão do sistema geral de proteção do direito. STF. Plenário. ADO 26/DF, Rel. Min. Celso de Mello; MI 4733/DF, Rel. Min. Edson Fachin, julgados em em 13/6/2019 (Info 944).
GAB: D
VALE LEMBRAR
Injúria racial é crime imprescritível, decide STF.
Para a maioria do Plenário, a injúria configura um dos tipos de racismo. 28/10/2021
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (28), que o crime de injúria racial configura uma forma de racismo e é imprescritível. Por maioria de votos, o colegiado negou o Habeas Corpus (HC) 154248, em que a defesa de uma mulher condenada por ter ofendido uma trabalhadora com termos racistas pedia a declaração da prescrição da condenação, porque tinha mais de 70 anos quando a sentença foi proferida.
FONTE: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=475646&ori=1
O STF a partir do caso Ellwanger e da criminalização da Homotransfobia passou a adotar um critério social de racismo, para além de condições exclusivas de raça.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo