Considere as afirmativas relacionadas à responsabilidade ci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2509058 Direito Administrativo
Considere as afirmativas relacionadas à responsabilidade civil do Estado, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Desde que a vítima demonstre especial e anormal prejuízo decorrente da norma inválida, e haja decisão de inconstitucionalidade do Supremo Tribunal Federal, é possível a responsabilidade civil do estado por danos provenientes de normas inconstitucionais.
(__)As leis de efeitos concretos não geram, em hipótese alguma, dever de indenizar por parte do Estado.
(__)Os erros judiciários decorrentes de atos tipicamente judiciais, em regra, geram o dever de indenizar do Estado quando causam dano à parte.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cadê o comentários dos professores qc?

GAB: A

I) VERDADEIRO. A doutrina majoritária admite que a promulgação de lei inconstitucional que extrapola os limites formais/materiais fixados pelo texto constitucional, configurando ato ilícito. É imprescindível o dano concreto oriundo da aplicação da norma inconstitucional.

II) FALSO. A doutrina defende que quando a lei for dotada de efeito concreto deve ser reconhecida a responsabilidade civil. Lei de efeito concreto é lei em sentido formal, pois produzida pelo poder legislativo, mas ato administrativo em sentido material, em virtude de seus efeitos individualizados. Ex: lei municipal que autoriza doação de terreno à uma associação. Ainda que a lei possua caráter geral, a responsabilidade poderá ser configurada se houver dano desproporcional e concreto a determinado indivíduo. Trata-se de responsabilidade do Estado por ato legislativo lícito, fundada no princípio da repartição dos encargos sociais.

III) FALSO. Os erros judiciários decorrentes de atos tipicamente judiciais, em regra, NÃO geram o dever de indenizar do Estado quando causam dano à parte. Atualmente, admite-se a responsabilidade por ato judicial em três hipóteses excepcionais, com fundamento no art. 5.º, LXXV e LXXVIII:

  • erro judiciário substancial e inescusável
  • prisão além do tempo fixado na sentença
  • demora na prestação jurisdicional

Fonte: Curso de Direito Administrativo - Rafael Oliveira

Assunto chatão!

ATOS → Sem responsabilidade estatal - REGRA

• Legislativos

• Jurisdicionais

EXCEÇÃO Estado responde e indeniza

Atos legislativos

  • Lei declarado incostitucional
  • Lei de efeitos concretos

Atos jurisdicionais

  • Erro judiciário
  • Prisão aém do tempo da sentença.
  • Juiz agir com DOLO OU FRAUDE
  • Falta objetiva na prestação Judiciária Injustificada Recusa/retardo/Omissão

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo