A possibilidade de realizar um propósito comum e a existênci...
A possibilidade de realizar um propósito comum e a existência de pessoas cujos desejos podem constituir motivos para contribuir para esse propósito comum – esses dois fatores são os polos opostos do sistema de esforço cooperativo. É pelo processo de comunicação que essas potencialidades se tornam dinâmicas. O propósito comum, obviamente, deve ser de conhecimento comum, e para ser conhecido necessita ser comunicado. Contudo, algumas vezes poderão ocorrer desvios no processo de comunicação. A situação descrita a seguir exemplifica a questão de desvios nesse processo.
Um cronograma sobre implantação de projetos estratégicos elaborado em conjunto pelas administradoras das diversas áreas de uma instituição foi o produto de uma reunião de planejamento. Essa decisão foi registrada formalmente e acordada entre seus pares. No entanto, dois meses após a reunião, um projeto estratégico que tinha previsão de implementação para o mês de setembro foi implantado para o mês de julho, o que consumiu parte do orçamento previsto para outro projeto estratégico.
Considerando o conjunto de informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I A antecipação de implementação do projeto estratégico pode ter sido resultado de falha no sistema de comunicação organizacional.
PORQUE
II Um ruído na comunicação organizacional pode desarticular emissor e receptor, prejudicando a mensagem enviada e colocando em risco a estratégia estabelecida pela organização.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar: