A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma doença grave, resp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464933 Medicina
A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma doença grave, responsável por 0,2-4,28 casos/100.000 de falência renal aguda na população pediátrica mundial. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - A SHU está incluída no diagnóstico diferencial de microangiopatias trombóticas (MAT). MAT é um termo patológico usado para descrever a formação de trombos que ocluem a microvasculatura.
II - Os fatores patológicos incluem espessamento da parede dos vasos, com edema da célula endotelial (endoteliose) e destacamento da membrana basal, acúmulo de debris no espaço subendotelial, aumento da expressão do Fator de Von Willebrand (FVW) que atrai plaquetas e leva à formação de microtrombos, que ocluem parcial ou completamente a luz dos vasos na microvasculatura. 
III - De uma forma prática, pode-se dizer que as causas de Microangiopatias trombóticas (MAT) são a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) e a Síndrome HemolíticoUrêmica (SHU), causada pela hiperativação da via alternativa do complemento, e sendo subdividida em SHU típica (associada a toxinas), SHU atípica (determinada por anormalidades primárias na via alternativa do complemento), SHU a secundária (associada a doenças sistêmicas, transplante, drogas, gestação, sepse, hipertensão maligna e tumores) e, por fim, idiopática.

OBS: SHU – Síndrome Hemolítica-Urêmica; MAT – Microangiopatias trombóticas; FVW – Fator de Von Willebrand; PTT – Púrpura trombocitopênica trombótica.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E é a correta pois todos os itens apresentam informações precisas sobre a Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) e as Microangiopatias Trombóticas (MAT). O item I está correto ao afirmar que a SHU é considerada no diagnóstico diferencial de MAT, que são condições caracterizadas pela formação de trombos que podem ocluir a microvasculatura. O item II também está correto ao descrever os fatores patológicos envolvidos nas MAT, incluindo o espessamento da parede dos vasos e a endoteliose, o acúmulo de debris subendotelial, e o aumento na expressão do Fator de Von Willebrand, que promove a adesão plaquetária e a formação de microtrombos. Por fim, o item III está correto ao categorizar as causas de MAT, listando a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) e a SHU, com suas subdivisões (típica, atípica, secundária e idiopática), explicando ainda que a SHU típica está associada a toxinas, enquanto a SHU atípica é determinada por anormalidades na via alternativa do complemento, e a SHU secundária é associada a outras condições sistêmicas. Portanto, todos os itens estão corretos, tornando a alternativa E a resposta adequada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo