A Psicologia Organizacional e do Trabalho vem se debruçando ...
A Psicologia Organizacional e do Trabalho vem se debruçando há décadas em questionamentos do tipo: O que faz de uma pessoa um líder em uma organização? Quais aspectos estão envolvidos no fenômeno da liderança?
Atualmente, um conjunto de teorias são utilizadas para abordar o aspecto da 'liderança'.
Em relação às teorias sobre liderança, assinale a alternativa INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre teorias de liderança na Psicologia Organizacional e do Trabalho. A alternativa INCORRETA é a letra D.
D - Nas teorias sobre liderança, há o entendimento comum de que se trata de um fenômeno de grupo no qual uma pessoa influencia de forma não intencional as demais.
Essa alternativa está incorreta porque, na verdade, a liderança envolve uma influência intencional. Os líderes geralmente têm a intenção de guiar, motivar e inspirar seus seguidores para alcançar objetivos específicos. A liderança é um processo consciente e deliberado, contrário ao que a alternativa sugere.
Agora, vamos revisar as alternativas corretas:
A - A Abordagem dos Traços foi uma das primeiras teorias sobre liderança e pressupõe que ela seria um conjunto de traços físicos ou psicológicos do líder, porém, pesquisas posteriores mostraram que não há fundamentação para essa abordagem.
A alternativa A está correta. A Abordagem dos Traços foi uma das primeiras tentativas de explicar a liderança, focando em características inatas dos líderes. No entanto, pesquisas subsequentes mostraram que não há um conjunto universal de traços que garanta a eficácia da liderança.
B - As teorias contemporâneas baseiam-se no princípio de que há um vínculo entre o líder e seus liderados, a partir da gestão de significados.
A alternativa B também está correta. As teorias contemporâneas, como a da liderança transformacional, enfatizam o relacionamento entre líderes e seguidores, onde o líder inspira e motiva através de significados compartilhados.
C - As abordagens da Nova Liderança sofrem críticas por não se dedicarem ao contexto social, local e cultural que estrutura as relações de liderança.
A alternativa C está correta. As críticas às teorias da Nova Liderança frequentemente mencionam a falta de consideração pelo contexto social e cultural que influencia as dinâmicas de liderança.
E - As novas abordagens tendem a tratar a liderança como um fenômeno coletivo multidirecional, em vez de centrado na figura do líder.
A alternativa E está correta. Novas abordagens, como a liderança distribuída, veem a liderança como um processo coletivo, envolvendo múltiplos agentes, e não apenas uma única figura de autoridade.
Compreender essas nuances nas teorias de liderança é essencial para interpretar corretamente questões de concursos públicos nesta área. Espero que o comentário tenha sido útil para seu aprendizado!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo