Senhor Governador: Este é o começo de um esforço pela recupe...
Senhor Governador:
Este é o começo de um esforço pela recuperação, entre nós, da escola pública primária. A construção desse Centro obedece a um plano de educação para a cidade da Bahia [Salvador], em que se visa restaurar a escola primária, cuja estrutura e cujos objetivos se perderam nas idas e vindas de nossa evolução nacional. Desejamos dar, de novo, à escola primária, o seu dia letivo completo. Desejamos dar‐lhe os seus cinco anos de curso. Além disso, desejamos que a escola eduque, forme hábitos, forme atitudes, cultive aspirações, prepare, realmente, a criança para a sua civilização – esta civilização tão difícil por ser uma civilização técnica e industrial e ainda mais difícil e complexa por estar em mutação permanente. E, além disso, desejamos que a escola dê saúde e alimento à criança, visto não ser possível educá‐la no grau de desnutrição e abandono em que vive.
(Adaptado do discurso pronunciado em 1950 por Anísio Teixeira, quando da inauguração do Centro Educacional Carneiro Ribeiro em Salvador (BA). Em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/)
O educador baiano Anísio Teixeira assumiu a Secretaria de Educação da Bahia em 1947, a convite de Otávio Mangabeira, então governador do estado. Em sua gestão, foi criado o Centro de Educacional Carneiro Ribeiro, iniciativa social, política e pedagógica inovadora na época.
Com base no fragmento do discurso do educador, analise as afirmativas a seguir.
I. Anísio Teixeira afirma que o Centro Educacional Carneiro Ribeiro faz parte de uma política pública inovadora voltada à disseminação de uma escola primária para todos.
II. O educador aposta na necessidade de a instituição escolar se adaptar às transformações e demandas de uma sociedade industrial e tecnológica.
III. O intelectual baiano idealiza uma concepção dupla de escola, uma voltada para educar intelectuais e outra para instruir e profissionalizar trabalhadores.
Assinale: