A continuación encontrará una historieta con Ágatha, vecina ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEE-PE Prova: FGV - 2016 - SEE-PE - Professor de Hospedagem |
Q1069929 Espanhol

A continuación encontrará una historieta con Ágatha, vecina de Gaturro, personaje de la primera historieta presentada.

Imagem associada para resolução da questão

De acuerdo con la información verbal y no verbal de la historieta, se puede afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na tirinha de Cristian Dzwonik, vemos duas mães conversando sobre o ensino que é dado ao filho de uma delas em uma instituição de ensino. Ambas estão no mesmo ambiente do menino e também de Gaturro, o felino, mas conversam entre si, sem olhar para nenhum dos dois. Elas não expressam contentamento, pelo contrário - pelo conteúdo apresentado na tirinha e a neutralidade com que elas se olham, deduz-se que a conversa não esteja sendo agradável para elas. Também é possível ver um computador antigo na imagem, provavelmente uma das primeiras máquinas para uso pessoal que foram vendidas ao público, o que aloca essa tirinha em um período histórico específico: meados da década de 80 e início dos anos 90 do século XX, momento em que a emancipação feminina na América Latina estava bastante consolidada, inclusive com uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho.
.

A principal crítica trazida à tona nessa charge requer que o(a) leitor(a) identifique transversalmente os momentos histórico e sociocultural dessa tirinha. O conteúdo ensinado pela escola parte de uma visão materna de uma sociedade estruturalmente patriarcal, em que as mães têm tempo de passar “todo el día" com seus filhos, além de servirem como entretenimento e educação (muito provavelmente de questões morais e de costumes socialmente aceitos). No entanto, enquanto uma mulher independente, a mãe do menino se inscreve em um contexto social e laboral que não lhe permite fazer todas essas ações. Como consequência de passar a maior parte do tempo em casa, recorrendo ao computador como ferramenta de estudos e diversão, o garoto confunde a figura da mãe com o que a máquina proporciona, distanciando-se, portanto, do contato familiar.
.

Logo, a crítica do autor recai na presença da tecnologia no berço social - especificamente no caso da referida charge, durante o período da infância, já que as mães, conversando entre si, sugerem uma maior aproximação social e mais distanciamento em relação aos afetos em ambiente virtual.
.

Gabarito da Professora: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo