Celina Arêas analisa que, em atendimento à CF/88, a Lei de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1052329 Pedagogia
Leia o texto que segue para responder à questão.

    A escola para pessoas comuns, que não são nobres e nem do clero, faz parte da modernidade, da sociedade de classes, urbano-industrial e capitalista, que tem o conhecimento científico embutido nas práticas produtivas. No Brasil, país com proporções continentais, com forte desigualdade social e sequelas de quase quatro séculos de colonialismo e escravidão, esse processo de urbanização e industrialização teve início no século XX e foi exigindo, progressivamente, a educação escolar pública, importante para a produção do tecido social e para a humanização e inserção das pessoas, o que levou a Constituição Federal de 1988, arts. 205 a 208, declará-la como direito do cidadão e dever do Estado, da família e da sociedade.
Celina Arêas analisa que, em atendimento à CF/88, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais legislações que regem o Sistema Educacional Brasileiro preconizam a universalização do acesso e permanência das crianças, jovens e adultos, em todas as etapas da Educação Básica, como algo imprescindível para que a escola, pública e gratuita, garanta sua função social, trabalhando para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - formar o cidadão, com a construção de conhecimentos, de atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.

Para desvendar esta questão, é preciso compreender o contexto da formação educacional dentro da sociedade brasileira, como delineado pela Constituição Federal de 1988 (CF/88) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ambas as legislações indicam a educação como um direito de todos e dever do Estado, da família e da sociedade, com o objetivo de promover o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Na alternativa C, é destacada a missão da escola pública e gratuita em formar cidadãos capazes de construir conhecimentos e desenvolver atitudes e valores alinhados à solidariedade, ao pensamento crítico, à ética e à participação ativa na sociedade. Essa é a alternativa correta porque está em sintonia com os princípios da CF/88 e da LDB, que não se limitam ao desenvolvimento de habilidades instrumentais ou à transmissão de conteúdos sistematizados, mas buscam fomentar a formação integral dos estudantes, incluindo aspectos sociais e humanísticos.

O papel da educação, segundo a visão contemporânea, vai além da simples preparação para o mercado de trabalho ou da transmissão de conhecimentos técnicos. A escola deve ser um espaço de formação humana, onde o estudante aprende a exercer sua cidadania de forma consciente, crítica e ativa, contribuindo para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

As demais alternativas não contemplam a amplitude da função social da educação conforme estabelecido pelas referências legais citadas. Elas, ou reduzem a educação a uma preparação para o mercado (A), ou enfocam o saber científico e patriótico de forma limitada (B), ou ainda sugerem uma perspectiva de meritocracia sem considerar as complexidades sociais (D) e a substituição do saber prévio do aluno pelo saber sistematizado (E), o que contraria os preceitos de uma educação que valoriza os conhecimentos e experiências dos educandos como parte fundamental do processo de aprendizagem.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C formar o cidadão, com a construção de conhecimentos, de atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo